Maria da Conceição Alves de Melo

Maria da Conceição Alves de Melo nasceu no dia 26 de setembro de 1926 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Virgílio Alves da Silva e de Francisca Maria Cavalcante.
No dia 30 de novembro de 1947, segundo informações existentes no livro B-12, pertencente a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 5, página 2, diante do Pe. Francisco Clineu Ferreira, contraiu matrimônio religioso com José Moreira de Melo, que nasceu no dia 13 de maio de 1923, sendo filho de Manoel Moreira de Melo e de Tereza Maria de Melo.
Desse matrimônio foram gerados seis filhos, três homens e três mulheres, sendo eles: Maria Moreira de Melo, Miguel Moreira de Melo, Manoel Moreira de Melo, Antônio Moreira de Melo, Ana Moreira de Melo e Terezinha Moreira de Melo.
Nos primeiros anos da década de 1980, embora a sua família não tivesse nenhuma tradição política, apoiou ao projeto de seu filho Manoel Melo em ingressar na vida pública do Município de Boa Viagem:

“No dia 15 de novembro de 1982, compondo os quadros políticos do PDS, o Partido Democrático Social, com a legenda nº 1.632, ingressou na vida pública pleiteando uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, quando conseguiu receber a confiança de apenas 391 votos, ficando na suplência de seu partido. Nessa legislatura, por conta de uma licença solicitada pelo Vereador Antônio Argeu Nunes Vieira, assumiu esse mandato. No pleito seguinte, que ocorreu no dia 15 de novembro de 1988, dessa vez militando nos quadros políticos do PMDB, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, dessa vez com a legenda nº 15.671, recebeu apenas 233 votos, ficando novamente na suplência de seu partido.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Manoel Moreira de Melo. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/manoel-moreira-melo/. Acesso no dia 2 de fevereiro de 2017)

Segundo informações existentes no livro C-05, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 3.675, folha 252, faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 74 anos de idade, no dia 6 de fevereiro de 2000.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, n° 295, no Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Manoel Moreira de Melo. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/manoel-moreira-melo/. Acesso no dia 2 de fevereiro de 2017.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Padre Paulo, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.