Manoel Américo Bezerra de Menezes

Manoel Américo Bezerra de Menezes nasceu no dia 5 de novembro de 1925 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Américo Rufino de Menezes e de Cândida Maria de Jesus.
Segundo informações existentes no livro B-17, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 3.091, folha 88, diante do Dr. José Arimatéa Alves Martins, contraiu matrimônio com Maria Enide Martins Menezes, que era nascida no dia 23 junho de 1937, sendo filha de José Rodrigues Martins com Maria do Espírito Santo.
Desse matrimônio foram gerados seis filhos, cinco mulheres e um homem, sendo eles: Cleonide Martins Menezes, Francisco Américo Bezerra, Candida Martins Menezes, Maria Martins Araújo, Antônia Helis Martins Menezes e Naeles Martins Menezes.
Nessa mesma época, percebendo o sofrimento de algumas crianças, criou como seus mais três filhos, sendo eles: Cleomar Martins Menezes, Márcio Cleiton Martins Menezes e Antônio Alves das Chagas.
Depois de casado, durante muitos anos exerceu atividade de comerciante e agropecuarista na localidade de Piedade, residindo em um casarão existente na margem da Rodovia Estadual CE-168.

Imagem de sua residência, em 2018.

No dia 4 de setembro de 2009, juntamente com os seus filhos, foi surpreendido pelo repentino falecimento de sua esposa.
Depois de sofrer vários AVC’s, Acidente Vascular Cerebral, segundo informações existentes no livro C-06, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 3.890, folha 6, faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 75 anos de idade, no dia 21 de agosto de 2001.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério da Mata Fria, que está localizado na zona rural do Município de Boa Viagem.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

2 ideias sobre “Manoel Américo Bezerra de Menezes

  1. Pingback: Rua Manoel Américo Bezerra de Menezes | História de Boa Viagem

  2. Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta