Edson Tadeu de Queiroz Teodoro Albuquerque

edson-tadeu-731x1024Edson Tadeu de Queiroz Teodoro Albuquerque nasceu no dia 21 de agosto de 1990 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João Bosco Albuquerque de Oliveira e de Maria de Queiroz Teodoro Albuquerque Filha.
Os seus avós paternos se chamavam Valdimiro Carneiro de Oliveira e Luíza Albuquerque de Oliveira, já os maternos eram Francisco Teodoro de Assis e Maria de Queiroz Teodoro.
No dia 14 de janeiro de 1994 deu iniciou as suas atividades acadêmicas sendo matriculado por seus pais em uma das turmas do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, onde concluiu a sua alfabetização.
Nos primeiros meses de 1997, por conta de sua primeira escola ainda não ter o curso de Ensino Fundamental, foi transferido para uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Terceiro, onde prosseguiu em sua vida escolar.
Durante a sua curta existência residiu com os seus pais na Rua Agronomando Rangel, nº 630, no Bairro Boaviaginha, na cidade de Boa Viagem.
Nos últimos meses de 2001, com pouco mais de 11 anos de idade, na flor de sua adolescência, juntamente com a sua família, foi impactado pela notícia de um terrível problema de saúde.
Depois de realizar exames de rotina, por conta de uma febre repentina, no dia 27 de novembro, os médicos constataram que ele padecia de uma grave enfermidade, LMA, a Leucemia Mielóide Aguda tipo 3.
Pouco tempo depois dessa triste descoberta os seus pais, em desespero, realizaram uma corrida contra o tempo e não mediram esforços no intuito de buscar um tratamento adequando para esse tipo de enfermidade. Mobilizaram uma legião de amigos e conhecidos na intenção de conseguirem tratamento no Hospital Albert Sabim, na cidade de Fortaleza, um hospital de referencia no tratamento desse tipo de doença.
Sobre ele e sobre o seu problema de saúde, assim se expressou o Prof. Cícero Pinto do Nascimento:

“Edson Tadeu de Queiroz Teodoro Albuquerque, boa-viagense de um comportamento exemplar, foi chamado por Deus a contemplar a visão eterna ainda na sua tenra idade. No alvorecer, praticamente, de sua bela e prodigiosa existência. Com a 5ª série concluída, no Colégio Dom Terceiro, foi um aluno dedicado e de presença assídua às aulas. Destarte conquistou a amizade, a confiança e a simpatia dos seus estimados professores e colegas de turma. Desse menino-jovem posso afirmar com iniludível convicção: foi um modelo valioso para as crianças, adolescentes e jovens que buscam, diligentemente, o crescimento nos estudos e na prática das sóbrias e edificantes virtudes. Os seus restos mortais repousam no cemitério de sua terra natal, terra que o viu nascer e ser ligeiramente ceifado do nosso meio.”

Depois disso, infelizmente, todos os esforços médicos e familiares não foram suficientes para restaurar-lhe à saúde, pois veio a óbito na cidade de Fortaleza no dia 1º de janeiro de 2002, deixando os seus pais e amigos com doces e belas recordações.
Logo após o seu óbito o seu corpo foi trazido para cidade de Boa Viagem, onde foi velado por sua família no Clube das Samaritanas, pertencente à Loja Maçônica Cavaleiros do Amor, que está localizado na Rua Alfredo de Sousa Terceiro, n° 651, Centro.
Mais tarde, logo após as despedidas fúnebres que são de costume, o seu esquife foi conduzido por seus familiares para o Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

Imagem do túmulo da Família Queiroz Teodoro Albuquerque.

Imagem do túmulo da Família Queiroz Teodoro Albuquerque, em 2013.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na administração do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 830, de 7 de abril de 2003, foi criada no Município de Boa Viagem a Brinquedoteca Edson Tadeu de Queiroz Teodoro Albuquerque, recurso pedagógico utilizado pelos professores municipais para atender às crianças da rede pública de ensino;
  2. Em sua memória, na administração do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas que ligam o Bairro Padre Paulo ao Bairro Várzea do Canto, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura;
  3. Em sua memória, na administração do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.162, de 26 de outubro de 2012, uma escola da rede pública municipal, que está localizada no Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu o seu nome.