Capela de São João Batista – Catolé

INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São João Batista, que está localizada da comunidade de Catolé, distante 20 quilômetros da cidade de Boa Viagem, próximo da Rodovia Estadual CE-168, está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Quixadá.

Capela de São João Batista.

Imagem da Capela de São João Batista, em Catolé, em 2012.

Anualmente a comunidade de Catolé, seguindo o calendário litúrgico, costuma celebrar às festividades do nascimento de seu padroeiro no dia 24 de junho e a de sua decapitação no dia 29 de agosto.

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam acontecer na residência de algum de seus moradores.
Em 1962, no paroquiato do Pe. José Patrício de Almeida, graças a generosa doação de uma propriedade feita pelo Sr. João Inácio de Sousa, ela foi edificada:

“Essa capela foi inaugurada, em 1962, com uma missa celebrada pelo Pe. José Patrício de Almeida.” (NASCIMENTO, 2002: p. 100)

Curiosamente São João Batista é o único santo que possui duas festas de evocação no calendário litúrgico cristão, a de seu nascimento e a de sua morte.

Imagem da Capela de São José nos últimos anos da década de 1970.

4 ideias sobre “Capela de São João Batista – Catolé

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: AGOSTO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Sérgio Alves de Morais | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta