Capela de Nossa Senhora das Graças – Ipiranga

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Nossa Senhora das Graças está localizada na Avenida Projetada 1, s/nº, nas proximidades da Praça Francisco Genuíno Vieira, no Centro da vila de Ipiranga, a sede do Distrito de Ipiranga, distante 22 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Capela de Nossa Srª das Graças

Imagem da Capela de Nossa Senhora das Graças, em 2015.

Essa pequena capela está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá, que anualmente, seguindo o calendário litúrgico da Igreja Romana, costuma celebrar às festividades de sua padroeira no dia 27 de novembro.

“Nossa Senhora das Graças é uma invocação especial pela qual é conhecida a Santíssima Virgem Maria, também invocada com a mesma intenção sob o nome de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, fato que despertou aos seus moradores a construírem uma capela.
Depois disso, por volta de 1977, contando com uma doação realizada pelo casal Francisco Genuino Vieira e Antônia Vieira Diniz, houve o despertamento dos moradores dessa localidade para arrecadação de fundos e posterior construção de uma capela, que foi concluída no dia 1º de novembro de 1988.
Depois de sua edificação essa capela ficou com as seguintes dimensões, 12 metros de frente por 30 metros de fundo, tendo a capacidade para comportar 150 pessoas confortavelmente sentadas.
Nos primeiros meses de 1990, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, as cercanias dessa capela receberam melhorias depois da construção da Praça Francisco Genuíno Vieira, que costuma receber maior público nos dias em que ocorre atividades religiosas na comunidade.
Alguns anos mais tarde, no dia 26 de setembro de 2006, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por meio da lei nº 942, a doação dessa propriedade foi efetivada em lei municipal.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. Antônia Vieira da Silva;
  2. José Rodrigues da Silva;
  3. Antônia Vilma Fernandes;
  4. Cleonice Rodrigues de Oliveira.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora das Graças possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora das Graças, na vila de Ipiranga, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Domingo ⇒ 17h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Nossa Senhora das Graças, na vila de Ipiranga, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1597 (Casa Paroquial);
  2. 88.3427-2141 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Ipiranga. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/ipiranga/. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2020.