Batedor

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Batedor é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 24 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura possui grande variação e possivelmente faz referência ao caçador que espreita uma caça, existindo outras histórias que justificam esse nome.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras em terras irrigadas por riachos que descem do Serrote do saco e da Serra de São Luís.
Sobre a razão da nomenclatura desse local existe uma versão entre os seus habitantes que não se sabe se é real.

“O Batedor é uma localidade onde residem em torno de 32 famílias. A sua vegetação é típica do semi-árido: mandacaru e xique-xique, com construções variadas, tanto de taipa como tijolo. O nome desse lugar está ligado a um fato interessante. Um senhor, ali residente, criava alguns cavalos, que sempre entravam em um poço que havia nas proximidades. Como esses animais batiam com as patas na água, o local foi sendo chamado de Batedor, e assim continua até os dias de hoje.” (FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. 2007: p. 185)

Quanto ao seu desenvolvimento comercial, agrícola e social essa localidade ainda guarda os traços de seus antepassados, tendo atualmente pequenos comércios e uma associação comunitária.

“No setor agrícola da comunidade é desenvolvida a agricultura de subsistência: milho, feijão e fava. Na localidade o comércio atende com a venda de insumos de primeira necessidade, tendo como principais clientes os aposentados. A Associação Comunitária é dirigida por uma diretoria onde, em tempo de eleição… são eleitos por maioria de votos.” (FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. 2007: p. 185)

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade do Batedor, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio do trecho carroçável da Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, a CE-266, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Batedor tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Barbatão, Cardão, Casinha, Galileia, Moquém e Santarém.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade do Batedor os seus habitantes possuem um equipamento público para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo ele:

  1. A Escola de Ensino Fundamental Feliciano Ferreira de Araújo.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

2 ideias sobre “Batedor

  1. Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Domingos da Costa | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta