AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Capela de Nossa Senhora do Carmo, nas Aroeiras, está localizada na zona rural do Município de Boa Viagem, dentro do território do Distrito de Domingos da Costa, distante pouco mais de 27 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa comunidade está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Quixadá que, anualmente, seguindo o calendário litúrgico, costuma celebrar às festividades de sua padroeira no dia 16 de julho.
“Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Maria, Mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem dos Carmelitas… A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi celebrada, pela primeira vez, na Inglaterra, no final do século XIV. O objetivo era agradecer a Maria pelos benefícios concedidos nos tempos de dificuldades dos primeiros anos da Ordem do Carmo.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Carmo. Acesso no dia 18 de fevereiro de 2024)
O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:
Essa capela foi construída depois de uma intensa campanha de arrecadação pela comunidade, sendo finalmente inaugurada no dia 16 de agosto de 2016 em um pequeno terreno doado pela Associação Comunitária.
“Com a presença de inúmeras pessoas da sede e das comunidades rurais foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Rev. Pe. Thomas James Thacheril e Rev. Pe. Adriano Nascimento.” (THACHERIL, 2024: p. 10)
OS DIRIGENTES DA CAPELA:
Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o valioso trabalho das seguintes pessoas:
- Gleison Soares e Jaqueline Soares.
A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:
Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora do Carmo possui a seguinte estrutura:
- Banheiro: 1
- Sacristia: 1
- Santuário: 1
A PROGRAMAÇÃO:
As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora do Carmo são as seguintes:
- MISSAS:
- Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
- CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
- Domingo ⇒ 19h (noite).
- TERÇO DOS HOMENS:
- Segunda ⇒ 19h (noite).
- TERÇO DA MÃE RAINHA:
- Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).
O CONTATO:
O canal de comunicação com os responsáveis pela Capela de Nossa Senhora do Carmo é o seguinte:
- Telefone:
- 88.3427-2676 (Secretaria Paroquial).
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- THACHERIL, Thomas James. Livro Histórico (2013 – 2024). Boa Viagem: Texto não publicado, 2024.
- WIKIPÉDIA. Nossa Senhora do Carmo. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Carmo. Acesso no dia 18 de fevereiro de 2024.
Pingback: Aroeiras (Domingos da Costa) | História de Boa Viagem
Pingback: JULHO | História de Boa Viagem
Pingback: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima | História de Boa Viagem