Acampamento Rev. Ezequiel Fragoso Vieira

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Acampamento Rev. Ezequiel Fragoso Vieira está localizado a 7 quilômetros da cidade de Boa Viagem, na zona rural do Município de Boa Viagem, em uma localidade denominada de Arvoredo, no Estado do Ceará.

Imagem do Acampamento Rev. Ezequiel Fragoso Vieira, em 2005.

Imagem do Acampamento Rev. Ezequiel Fragoso Vieira, em 2005.

Esse equipamento pertence ao patrimônio da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, que está ligada a 25ª Região da UIECB, a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE:

Durante muitos anos os membros e congregados da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem sonharam em possuir um local aprazível onde pudessem se afastar do principal centro urbano do Município nos períodos das festas profanas, principalmente no Carnaval.
Antes de sua construção essa igreja costumava realizar os seus piqueniques e os seus encontros de acampamento em outras cidades ou nas propriedades pertencentes aos seus membros, que nem sempre tinham uma estrutura apropriada para essa finalidade.

Imagem do lago retido pala barragem do Açude Prefeito José Vieira Filho, em 2005.

Imagem do lago retido pela barragem do Açude Prefeito José Vieira Filho, em 2005.

A sua propriedade é banhada por uma das margens da bacia hidráulica do Açude Prefeito José Vieira Filho, barragem que abastece a cidade de Boa Viagem.

“O Açude Prefeito José Vieira Filho, que é popularmente conhecido como “Vieirão”, é uma represa que foi construída pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo do Município, para abastecer a população da cidade de Boa Viagem, que está localizada no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza.” (SILVA JÚNIOR, 2015: O Açude Prefeito José Vieira Filho. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-jose-vieira-filho/. Acesso no dia 11 de janeiro de 2018)

A estrutura desse acampamento foi sendo paulatinamente construída em uma área de 8 hectares que foram gentilmente doadas, por volta de 1993, pelo Sr. Benjamim Alves da Silva dentro do período do pastorado do Rev. Ezequiel Fragoso Vieira.
Todos os anos, principalmente no período carnavalesco, esse acampamento oferece aos adolescentes e jovens dias inesquecíveis de louvor, adoração e comunhão com Deus, onde os seus frequentadores são edificação através de palestras, cânticos e atividade de recreação.
Nos últimos meses de 2015, por conta da estiagem que se abateu sobre a região, esse reservatório entrou em colapso, dificultando também a sua opção de lazer.

“O açude que abastece a cidade de Boa Viagem, no Sertão Central, deve ser considerado seco até a próxima semana. As torneiras só têm água a cada três dias. ‘A cada dia, o colapso se aproxima’, diz gestora de água do Município. Do local onde, há alguns anos, já era margem do Açude Vieirão, que abastece Boa Viagem (a 221 km de Fortaleza, no Sertão Central), hoje é possível andar 100 metros, no mato e em terreno ressecado, até encontrar água. A capacidade do açude é de 20 milhões de m³, mas disso resta apenas 0,58%, e a previsão da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) é de que, no próximo dia 15, o reservatório esteja seco, sem possibilidade de sucção. Já foram perfurados 75 poços para incrementar o abastecimento da cidade, inclusive fora da sede. Mas somente 19 tiveram vazão para serem incorporados à rede e seis estão em processo de conclusão. A cidade de Boa Viagem é a sede de Município em pior situação hídrica na região da sub-bacia do Banabuiú, resume o gerente regional da COGERH em Quixeramobim, Paulo Ferreira. ‘A nossa cidade tem uma situação das mais delicadas’, lamenta a diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Regina do Vale.” (FREIRE, 2015: Com um dos piores cenários do Estado, Boa Viagem depende de poços. Disponível em www.opovo.com.br. Acesso em 31 de agosto de 2016)

Nesse período de estiagem, o funcionamento do acampamento depende da água trazida por carros-pipa, que garantem o funcionamento do local e o conforto de seus frequentadores.

 A ESTRUTURA FÍSICA:

Para atender bem aos seus acampantes esse equipamento está dividido da seguinte forma:

  • Cozinha: 1;
  • Dormitórios: 3 (masculino, feminino e casal);
  • Residência do caseiro: 1;
  • Refeitório: 1;
  • Pomar: 1;
  • Campos: 2 (futebol de areia e vôlei de areia).

O CONTATO:

O canal de comunicação com o Acampamento Rev. Ezequiel Fragoso Vieira pode ser feito com a secretaria pastoral da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem pelo telefone:

  1. 88.3427-1845 (Secretaria Pastoral).

3 ideias sobre “Acampamento Rev. Ezequiel Fragoso Vieira

  1. Pingback: Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Ezequiel Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem (História) | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta