Virgílio Cândido de Oliveira

Virgílio Cândido de Oliveira nasceu no Município Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza.
Na época do seu nascimento a vila de Boa Viagem, que também era conhecida pelo topônimo de “Cavalo Morto”, era apenas um pequeno povoado existente dentro dos limites geográficos do Município de Quixeramobim:
Foi casado com Balbina Alves Leal, tendo gerado alguns filhos, dentre eles destacamos Anna Dionízia Ramalho e José de Oliveira.
Entre os anos de 1873 e 1876, exerceu a função pública de 4º suplente de Juiz de Paz.
No dia 7 de janeiro de 1883, depois de uma disputa eleitoral, tomou posse como suplente em um mandato na Câmara de Vereadores, legislatura que se estendeu até 1887.

Imagem da Casa de Câmara e Cadeia do Município de Boa Viagem.

Nessa legislatura, juntamente com os outros vereadores, reorganizou os trabalhos ordinários da Câmara Municipal, que foram interrompidos pelos efeitos da “Seca Grande”; reativou a cobrança da décima urbana e de outros impostos; realizou a organização e o leilão dos impostos camarários; aprovou o Código de Posturas, que regulamentava o comportamento e a ordem que deveria existir na vila; recebeu o equipamento médico, uma seringa, e o soro antiofídico encaminhado pelo Farmacêutico Rodolpfho Marcos Theópfhilo; implantou no Município o novo sistema de pesos e medidas determinado pelo Governo Provincial; forneceu informações da retomada da produção agrícola da região e aprovação do desejo da Câmara Municipal em promover melhorias nas ruas da vila.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CAVALCANTE MOTA, José Aroldo. História Política do Ceará (1889-1930). ABC: Fortaleza, 1996.
  2. FERREIRA NETO, Cicinato. A Tragédia dos Mil Dias: A seca de 1877-79 no Ceará. Premius: Fortaleza, 2006.
  3. IBGE. Histórico do Município de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017.
  4. PEIXOTO, João Paulo M. & PORTO, Walter Costa. Sistemas Eleitorais no Brasil. Brasília: Instituto Tancredo Neves, 1987.
  5. SARAIVA CÂMARA, José Aurélio. Fatos e Documentos do Ceará Provincial. Imprensa Universitária da Universidade Federal: Fortaleza, 1921.

4 pensou em “Virgílio Cândido de Oliveira

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Francisco Deoclécio Ramalho | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Administração de 1883 – 1887 | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Administração de 1873 – 1877 | História de Boa Viagem

Deixe um comentário