Raimundo Justino de Souza

Raimundo Justino de Souza nasceu no dia 5 de outubro de 1920 Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Antônio Justino Brasil e de Maria Rosa de Sousa.
Os seus avós paternos se chamavam Justino Felix Brasil e Maria dos Prazeres de Jesus, já os maternos eram Manoel Nascimento de Sousa e Ana Rosa de Sousa Jales.
Poucos dias depois, em 8 de dezembro, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
Em sua juventude, nos primeiros anos da década de 1940, todos assistiam perplexos através dos jornais e dos poucos rádios existentes às notícias da II Guerra Mundial, que parecia aos brasileiros algo muito distante.
Algum tempo depois, entrando o Brasil nesse conflito bélico, foi convocado para servir ao Exército Brasileiro, fazendo parte do grupo de jovens do Município de Boa Viagem selecionado para esse fim no intuito de receber instrução militar em Fortaleza.
Depois disso, com o fim da guerra, retornando para sua terra natal, no dia 22 de janeiro de 1946, segundo informações existentes no livro B-11, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 9, página 120, diante do Pe. José Patrício de Almeida, contraiu matrimônio com Alzira Mendes de Queiroz, que era nascida no dia 7 de novembro de 1920, sendo filha de Francisco Melchiades Mendes e de Luiza Maria de Queiroz.
No dia 18 de setembro de 1959, foi surpreendido pelo inesperado falecimento de sua esposa.
Faleceu em Boa Viagem no dia 30 de julho de 1978, com apenas 58 anos de idade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. AZEVEDO, Stênio & NOBRE, Geraldo. O Ceará na Segunda Guerra Mundial. Fortaleza: ABC Editora, 1998.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos batismos. 1920-1923. Livro A-15. Tombo nº 13. Página 2.
  5. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de casamentos. 1944-1947. Livro B-11. Tombo nº 9. Página 120.
  6. VILELA, Túlio. Brasil na Segunda Guerra – Surge a FEB – Dificuldades para criar uma Força Expedicionária Brasileira. Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra-surge-a-feb-dificuldades-para-criar-uma-forca-expedicionaria.htm. Acesso no dia 15 de março de 2015.

3 pensou em “Raimundo Justino de Souza

  1. Pingback: Relação dos boaviagenses recrutados para 2ª Guerra Mundial | História de Boa Viagem

  2. Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário