Relação dos boa-viagenses recrutados para 2ª Guerra Mundial

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O tema deste artigo é praticamente desconhecido pela maioria dos moradores do Município de Boa Viagem, que nem imaginam o fato de que alguns dos seus conterrâneos foram convocados para participar da 2ª Guerra Mundial, conflito bélico ocorrida entre os anos de 1939 a 1945.

Imagem ilustrativa de um de nossos pracinhas.

Na época em que ocorria esse conflito, a cidade de Boa Viagem não dispunha de fácil acesso para capital, algo que deixava lenta a difusão das notícias, que em sua maioria e de forma seletiva era divulgada pelas estações de rádio.
Os jovens selecionados pelo recrutamento foram aqueles nascidos entre os anos de 1919 e 1923, que inicialmente recebiam o sua convocação por uma carta individual e, quando não encontrados, por um edital contendo o seguinte teor:

“… presidente da Junta de Alistamento Militar, convida pelo presente edital a virem se apresentar ao centro de reunião nesta cidade de Boa Viagem, a 17 do corrente mês de julho, porque ainda não foram encontrados para a entrega da carta individual, os seguintes reservistas:…. Faz ciente aos mesmos que não se apresentando na dala e local determinados, cometem o crime de deserção em tempo de guerra, conforme ordens transmitidas a esta Junta.”

A RELAÇÃO DOS RECRUTAS CONVOCADOS:

  1. Antônio Apolônio Maciel;
  2. Antônio Bezerra;
  3. Cristovam de Queiroz Sampaio;
  4. Edoque Mendes Verçosa;
  5. Eliziário;
  6. Enéas Vieira Lima;
  7. Ernesto Raulino de Holanda;
  8. Francisco Almeida Mota;
  9. Heliodoro Alves Pereira;
  10. José Felix de Araújo;
  11. José Machado Sobrinho;
  12. Manuel Epifâneo de Almeida – Manuel Laurindo;
  13. Obmor Carvalho Bezerra de Menezes;
  14. Oliveira Morais;
  15. Raimundo Justino de Souza.

BIBLIOGRAFIA:

  1. AZEVEDO, Stênio & NOBRE, Geraldo. O Ceará na Segunda Guerra Mundial. Fortaleza: ABC Editora, 1998.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. VILELA, Túlio. Brasil na Segunda Guerra – Surge a FEB – Dificuldades para criar uma Força Expedicionária Brasileira. Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra—surge-a-feb-dificuldades-para-criar-uma-forca-expedicionaria.htm. Acesso no dia 15 de março de 2015.