AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O antigo Matadouro Municipal estava localizado na Rua Alfredo de Sousa Terceiro, s/nº, no Bairro Alto do Motor, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Esse importante equipamento público foi o primeiro a ser destinado ao abate de animais e ao processamento de carnes para o consumo humano, sendo gerenciado pela Prefeitura de Boa Viagem.
“Abatedouro, matadouro ou açougue é a instalação industrial destinada ao abate, processamento e armazenamento de produtos de origem animal. A localização, operação e os processos utilizados respondem a uma variedade de conceitos, como proximidade do produtor, logística, saúde pública e até preceitos religiosos. Mais recentemente, medidas de direitos dos animais levaram a alterações que diminuem a crueldade para com os animais. Problemas de poluição por dejetos também podem ser evitados com planejamento e equipamentos adequados.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Abatedouro. Acesso no dia 27 de novembro de 2021)
A BASE LEGAL DE SUA DENOMINAÇÃO:
Esse abatedouro público nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores de Boa Viagem, sendo conhecido popularmente apenas pelo nome de sua funcionalidade.
UM POUCO DA HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE:
Esse matadouro foi construído em 1964, tendo sido inaugurado no dia 21 de novembro, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa – o Nezinho, que investiu grandes esforços em seu governo para acabar com o costume de abater os animais para o consumo de forma clandestina.
A intenção dessa importante medida era melhorar as condições de higiene, a fiscalização sanitária, bem como estabelecer uma técnica padronizada para abater tais animais, algo que visava diminuir a crueldade.
Nessa época esse simples matadouro era formado apenas por um simples galpão e curral, sendo que o abate dos animais era feito com uma ou mais pancadas de machado sob suas cabeças.
Depois do abate a carcaça desses animais era encaminhada e depois retalhada pelos açougueiros, que vendiam os seus produtos no Mercado Público Municipal Jessé Alves da Silva, onde havia a concentração dos açougues da cidade.
“Ainda tenho a grata recordação e a saudade daquele movimento e barulho de nosso mercado velho, em cujas dependências funcionavam a feira livre, boa parte do comércio e a venda de carnes.” (NASCIMENTO, 2002: p.)
Nos últimos anos da década de 1970, tendo a sua estrutura bem perto do Centro da cidade, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, esse equipamento foi desativado e posteriormente demolido depois da construção do Matador Público João Marcos Uchôa.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- WIKIPÉDIA. Abatedouro. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Abatedouro. Acesso no dia 27 de novembro de 2021.
Pingback: Matadouro Público João Marcos Uchôa | História de Boa Viagem