Josias Vieira da Silva

Josias Vieira da Silva nasceu no dia 10 de outubro de 1944 no Município de Catolé do Rocha, que está localizado no Sertão paraibano, distante 217 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filho de Delmiro Manoel da Silva e de Luiza Sebastiana Vieira.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel José da Silva e Antônia Maria da Conceição, já os maternos ainda nos são desconhecidos.
Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1950, os seus pais decidiram migrar para o Estado do Ceará, onde se estabeleceram inicialmente na zona rural do Município de Boa Viagem.
Segundo informações existentes no livro B-20, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, folha 14v, termo nº 4.341, no dia 7 de setembro de 1966, contraiu matrimônio civil com Maria Elizemar Soares da Silva, nascida no dia 14 de abril de 1947, sendo filha de Crispim Soares de Sousa e de Clarice Carneiro da Silva.
Desse matrimônio foram gerados dois filhos, sendo eles: Odécio Soares Vieira e Joésio Soares Vieira.

Imagem do Sr. Josias em sua propriedade.

No dia 18 de fevereiro de 2018, segundo informações existentes no livro C-10, pertencente ao Cartório de Registro Civil do Mondubim, folha 139, termo 4.778, ao 74 anos de idade, veio a óbito por conta de um câncer na cidade de Fortaleza no Hospital Regional da UNIMED.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu pertencente a sua família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, através da lei nº 1.560, de 13 de dezembro de 2023, uma das ruas do Bairro Ponte Nova, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

3 pensou em “Josias Vieira da Silva

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário