João Vieira de Sousa nasceu no dia 15 de setembro de 1913 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Manuel Vieira de Sousa e Sabina Maria de Jesus.
Foi casado com Antônia Carneiro de Sousa, que nasceu no dia 7 de junho de 1922.
De seu matrimônio foram gerados dez filhos, sete homens e três mulheres, sendo eles: Maria Vieira Chagas, Antônio Vieira Carneiro, Sônia Maria Carneiro Machado, Salênia Carneiro Facundo, José Carneiro Vieira, Davi Carneiro Vieira, Juscelino Carneiro Vieira, Luís Carneiro Vieira, Euclides Carneiro Vieira e Antônio Carneiro Vieira.
Durante grande parte de sua vida residiu com a sua família na localidade do Inharé, dentro do território do Distrito de Olho d’Água dos Facundos, sendo conhecido como “Nicolau Vieira, onde investiu na construção de uma pequena represa que no presente abastece aos moradores da região.
Faleceu em Boa Viagem no dia 30 de abril de 2001 aos oitenta e oito anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família que existe no Cemitério de Nossa Srª das Graças, que está localizado no Inharé.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, embora sem legislação que lhe ampare, a quadra esportiva da Escola de Ensino Fundamental Antônio Carneiro da Silva recebeu a sua denominação;
- Em sua memória, também sem legislação de amparo, a represa que abastece a localidade do Inharé recebe o seu nome.
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem