Francisco Alves Campêlo

Francisco Alves Campêlo nasceu no dia 15 de outubro de 1925 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manuel Alves Campêlo e de Etelvina Lino Campêlo.
Em sua juventude, ainda solteiro, por diversas vezes esteve na região norte do país, habitando em algumas cidades do Pará, como também pelo Estado de Goiás, onde, a convite do Pe. José Patrício de Almeida, habitou na cidade de Miracema do Norte.
Depois disso, retornando ao seu berço natal, no dia 5 de janeiro de 1948, segundo informações existentes no livro B-11, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 177, folha 163, contraiu matrimônio civil com Maria Conceição da Silva, nascida em Boa Viagem no dia 20 de fevereiro de 1929, sendo filha de Fausto Raimundo da Silva e de Maria Solidade da Conceição.
Desse matrimônio foram gerados 13 filhos, nove homens e quatro mulheres, sendo eles: Aldemar Silva Campêlo, Irineu Silva Campêlo, Agrimar Silva Campêlo, Valdir Silva Campêlo, Honorato Silva Campêlo, Antônio Edimar Silva Campêlo, Francimar Silva Campêlo, José Valdemar Silva Campêlo, Joaquim Jeová Silva Campêlo, Maria Odaila Silva Campêlo, Maria Campêlo dos Santos, Antônia Silva Campêlo e Célia Silva Campêlo.
Depois de casado, passou a residir com a sua família na localidade de Águas Claras, no território do Distrito de Domingos da Costa, na zona rural do Município de Boa Viagem, onde se tornou próspero agropecuarista.

“As Águas Claras é uma pequena localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 18 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.” (SILVA JÚNIOR, 2017: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/aguas-claras/. Acesso no dia 14 de junho de 2023)

Mais tarde, estando separado, passou a viver em união estável com Raimunda Paula da Conceição, com quem gerou 4 filhos, sendo eles: Ricardo da Conceição Campêlo, Ronaldo da Conceição Campêlo, Patrícia da Conceição Campêlo e Etelvina da Conceição Campêlo.
De acordo com o livro C-06, também pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 518, folha 163, faleceu no dia 10 de setembro de 2020 prestes a completar 95 anos de idade.
Depois do seu falecimento, seguindo as despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi levado pelos seus familiares e amigos para um túmulo existente no Cemitério Parque da Esperança, que está localizado na Rua Maria de Nazaré Bezerra, s/nº, no Bairro de Nossa Srª de Fátima, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Águas Claras. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/aguas-claras/. Acesso no dia 14 de junho de 2023.

4 pensou em “Francisco Alves Campêlo

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Águas Claras | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Santa Maria do Domingos da Costa | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Honorato Silva Campêlo | História de Boa Viagem

Deixe um comentário