Anísio Mendes Pereira

Anísio Mendes Pereira nasceu no Município de Quixeramobim, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Aarão Mendes Pereira e de Maria Juca Mendes Pereira.
Em sua infância, em três ocasiões, 1904, 1914 e de 1917 a 1920, o seu pai assumiu a intendência do Município de Quixeramobim.
Mais tarde, nos primeiros meses de 1935, por conta da Revolução de 1930, foi indicado como interventor do Município de Quixeramobim no lugar de Jaime Lopes Freire pelo Interventor Federal do Estado do Ceará, o comerciante Franklin Monteiro Gondim, função ocupada até o dia 8 de janeiro de 1938, quando em seu lugar assumiu Francisco Ivo Filho.

“Na administração de Anísio Pereira, surge o primeiro sistema de iluminação pública, fornecido pela antiga Rede de Viação Cearense e inaugurado em 30 de maio de 1937.” (SIMÃO, 1996: p. 258)

Antes disso, no dia 28 de dezembro de 1936, o Município de Boa Viagem retomou a sua autonomia política, quando foi indicado José Rangel de Araújo como seu interventor.
Nesse mesmo ano, de conformidade com às informações existentes no Almanak, Administrativo, Mercantil e Industrial, página 475, era classificado como agropecuarista na localidade de Cachoeira.
Em sua época, existindo poucos advogados e tendo um conhecimento básico das leis, ganhou simpatia e projeção política como rábula, sendo tratado por alguns como “doutor”.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CAVALCANTE MOTA, José Aroldo. História Política do Ceará, (1930-1945). Fortaleza: Stylus Comunicações, 1989.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SIMÃO, Marum. Quixeramobim. Recompondo a história. Fortaleza: Multigraf, 1996.
  4. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito, por meio da lei nº, de, uma das ruas do Centro da cidade de Quixeramobim recebeu a sua nomenclatura;
  2. Em sua memória, na gestão do Prefeito, por meio da lei nº, de, uma praça no Bairro Maravilha, na cidade de Quixeramobim, recebeu a sua denominação.

2 pensou em “Anísio Mendes Pereira

  1. Pingback: O Município de Boa Viagem sob o Governo de Quixeramobim | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Jaime Lopes Freire | História de Boa Viagem

Deixe um comentário