Jaime Lopes Freire

Jaime Lopes Freire nasceu no dia 31 de outubro de 1890 na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Francisco Lopes Freire e de Liberalina Lopes de Maria.
Alguns dias depois, em 22 de novembro, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o sacramento do batismo pelas mãos do Pe. Francisco de Assis Pinheiro na Catedral de São José.
Os seus avós paternos se chamavam Alexandre Lopes Freire e Ana Francisca do Sacramento, já os maternos eram João Luiz Lopes da Costa e Maria Severa da Penha.
Mais tarde, no dia 14 de maio de 1935, por conta da Revolução de 1930, foi indicado como interventor do Município de Quixeramobim no lugar do médico Dr. Joaquim Fernandes pelo Interventor Federal do Estado do Ceará, o comerciante Franklin Monteiro Gondim, função ocupada durante pouco tempo, pois logo foi substituído por Anísio Mendes Pereira.
Nessa época o Município de Boa Viagem havia perdido a sua autonomia política, sendo apenas um distrito do Município de Quixeramobim.
No pleito eleitoral acontecido no dia 3 de outubro de 1950, militando nos quadros políticos do PSD – o Partido Social Democrático, conseguiu ser eleito para uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores de Quixeramobim, ocasião em que recebeu a confiança de 244 eleitores.
Depois disso, na eleição para composição da mesa diretora, foi escolhido pelos seus pares para presidir a casa durante o quadriênio 1951/1954, fazendo constar o seu nome na galeria 9 de Janeiro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CAVALCANTE MOTA, José Aroldo. História Política do Ceará, (1930-1945). Fortaleza: Stylus Comunicações, 1989.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SIMÃO, Marum. Quixeramobim. Recompondo a história. Fortaleza: Multigraf, 1996.
  4. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Alfredo de Almeida Machado, por meio da lei nº, de novembro de 1968, um dos bairros da cidade de Quixeramobim, recebeu a sua denominação.