Adolfo José da Silva

Adolfo José da Silva nasceu no dia 22 de junho de 1900 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 191 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Vicente da Silva e de Joana Felícia do Espírito Santo.
Durante muitos anos trabalhou como lavrador na localidade de Jacaúna e nos momentos de sazonalidade na construção de pequenos açudes.
Algum tempo depois, passou a morar na Rua Ana Gonçalves Leitão, s/nº, no Bairro de Nossa Srª de Fátima.
No dia 21 de julho de 1917, segundo informações existentes no livro B-05, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 30, folha 62, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Raimunda Porfírio do Nascimento, nascida em 1894, sendo filha de Francisco Pereira Batista e de Manoela Teresa do Nascimento.
Algum tempo depois passou a viver em união estável com Raimunda Nonata da Silva, com que gerou Luciene Adolfo da Silva.
Logo depois, estando viúvo, contraiu matrimônio com Francisca Barbosa da Silva, com quem gerou Maria Adolfo da Silva, Joanita Adolfo da Silva, Francisco Adolfo da Silva, José Adolfo da Silva, Narciso Adolfo da Silva e Maria de Fátima Adolfo da Silva.
Faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 98 anos de idade, no dia 18 de abril de 1998.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de tombo dos casamentos. 1921 – 1922. Livro B-05. Tombo nº 30. Página 62.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 pensou em “Adolfo José da Silva

  1. Pingback: Rua Adolfo José da Silva | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

Deixe um comentário