São José dos Vinutos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O São José dos Vinutos é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 36 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do acesso para localidade de São José dos Vinutos, em 2020.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região sul do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, o seu nome possui origem na piedade popular, que escolheu como padroeiro o nome desse santo que é venerado pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, o celebrando como seu padroeiro universal.
A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”. São José foi operário, por isso é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando o seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.
Essa localidade é acrescida pelo nome da família Vinuto, alguns dos primeiros moradores da localidade, e tem por objetivo diferir esse local das outras localidades que levam o nome desse santo.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras nas nascentes dos pequenos rios que correm para o Rio Santo Antônio, principal afluente do Açude Público Prefeito José Vieira Filho.

Imagem da Serra de São José dos Vinutos, em 2020.

Essa localidade está na Serra de São José, que possui um difícil acesso, e grande parte de seu território tem uma altitude de mais de 780 metros acima do nível do mar, possuindo um clima bastante agradável.
Sendo uma área onde existe maior duração de cobertura vegetal, possuindo até um pequeno olho d’água, nos primeiros meses de 2019 essa localidade passou a contar com poços artesianos e com o represamento de alguns açudes, que servem como reserva hídrica para o plantio de capim.
O objetivo desses investimentos iniciais foi a concentração de gado na Fazenda São José, que o comercializa para o corte.

Imagem da logomarca comercial utilizada pela fazenda.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de São José dos Vinutos, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da BR-020, a Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, seguindo também por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O São José dos Vinutos tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Gameleira, Lagoa do Arroz, Macacos, São Gonçalo, São João e São Lourenço.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

Uma ideia sobre “São José dos Vinutos

  1. Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta