Rodolfo Amorim dos Santos

Rodolfo Amorim dRodolfo Amorim dos Santosos Santos nasceu no dia 22 de setembro de 1987 na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, sendo filho de Antônio Pereira de Sousa e de Zilvanda Amorim dos Santos.
O nome dos seus avós paternos ainda nos são desconhecidos, já os maternos se chamavam Antônio Felix Cerqueira e Isabel Amorim dos Santos.
Ao nascer, passou a residir com os seus pais no Bairro Cidade Nova de Heliópolis, que está localizado no Distrito de Sacomã, na região sudeste da cidade de São Paulo, até que, quando completou dois anos de idade, por incompatibilidade de gênios, os seus pais decidiram se separar e a sua família ficou dividida entre os Estados de São Paulo e da Bahia.
Nessa época, sem ter condições de sustentar os seus filhos com dignidade, a sua mãe decidiu levar-lhes para casa de sua avó materna, que residia na cidade de Santa Bárbara, localizada na região metropolitana da cidade de Feira de Santana, distante 147 quilômetros da cidade de Salvador.
Algum tempo depois, já estabilizada financeiramente, a sua mãe foi buscar-lhes, mas por conta da boa convivência com os netos a matriarca da família não permitiu que as crianças retornassem para capital paulista.
Em sua adolescência, a convite de uma de suas tias, que se chama Zenilda Amorim dos Santos, passou a frequentar à Igreja Batista Ágape de Feira de Santana, onde construiu fortes vínculos de amizade.
Alguns anos mais tarde passou por uma grave experiência traumática, quando inesperadamente perdeu o seu irmão mais velho, que foi vítima de um trágico assassinato, algo que lhe fez refletir sobre o destino eterno do ser humano.
Diante desse fato, algum tempo depois, sentindo-se vocacionado ao ministério pastoral, foi encaminhado aos estudos teológicos em um dos seminários na cidade de São Paulo pelo Rev. Abraão França.
Ao concluir o seu curso de Teologia surgiu-lhe a oportunidade de ser missionário em Angola, no continente africano, mas preferiu permanecer em terras brasileiras depois de receber um convite para conhecer algumas igrejas existentes pelo interior do Estado do Ceará.
Nesse tempo, por volta de 2005, recebeu convite para participar como conferencista em um culto promovido pela Igreja Evangélica Congregacional REHMA, atual Igreja Evangélica Pentecostal de Jesus Cristo, que estava localizada na Rua Antônio Domingues Álvares, s/nº, Centro, na cidade de Boa Viagem.
Pouco tempo depois, no dia 14 de julho de 2007, contraiu matrimônio com Fernanda Lima de Oliveira Amorim, que é nascida no dia 30 de julho de 1987, sendo filha de Antônio Batista de Oliveira com Fátima Lima de Oliveira.
Mais tarde, na eleição municipal que ocorreu no dia 5 de outubro de 2008, estando filiado nos quadros políticos do PT, o Partido dos Trabalhadores, desejando conseguir um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, colocou o seu nome na disputa com a legenda nº 13.777, recebendo nessa ocasião a confiança de apenas 123 eleitores, ficando em uma das suplências de sua coligação.

Imagem de seu material de campanha.

Imagem de seu material de campanha.

Pouco tempo depois desse pleito, no dia 21 de março de 2010, bastante envolvido com as pessoas carentes da cidade, concorreu a uma das vagas do Conselho Tutelar, recebendo a confiança de apenas 94 dos 5.526 eleitores que decidiram ir às urnas, ficando nessa ocasião na 5ª suplência dessa gestão.
Antes disso, conseguiu recursos para construir o templo da Igreja Batista Ágape, que está localizada na Rua Sérgio Alves de Morais, nº 35, no Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, onde era pastor efetivo e com muito esforço conseguiu desenvolver um trabalho de assistência social junto a comunidade carente daquele bairro.

Templo da Igreja Batista Ágape em 2010.

Imagem do templo da Igreja Batista Ágape, em 2010.

Nessa época, percebendo o grande número de pessoas na região com problemas com tóxicos, resolveu  angariar fundos entre os comerciantes da cidade para construção de uma casa de recuperação, obra que infelizmente não obteve êxito por conta da inconstância financeira de seus mantenedores.
Diante dessa dificuldade resolveu investir em uma outra frente e através da Associação Cristã Peniel desenvolveu um projeto social que atendia crianças em vulnerabilidade social, conforme o relato de um dos ofícios expedidos pela instituição:

“Estamos na semana de agradecimentos a todos os mantenedores e apoiadores desta instituição, quero ressaltar a importância de cada um de vocês, para realização desta obra aqui em Boa Viagem… O trabalho de vocês com missões tem salvado vidas… crianças estão sendo alimentadas todos os dias, em média 2500 refeições mensais, nossos voluntários recebem ajuda de custo mensalmente, isso tudo com a sua ajuda.”

Todos os anos, depois de angariar fundos, conseguia promover um jantar beneficente com comida típica nordestina na Igreja Batista do Parque Panamericano, que está localizada na Rua Barra de Bacururu, nº 2, no Bairro de Jaraguá, na cidade de São Paulo, de onde conseguia juntar recursos para o andamento de seus projetos sociais no Sertão de Canindé do Estado do Ceará.
Mais tarde, no dia 1º de setembro de 2015, por conta de uma grave estiagem ocorrida nos últimos anos nessa região, conseguiu recursos junto a “Life Community Church” no intuito de perfurar um poço artesiano no Bairro Recreio, atitude que foi recebida com festa pelos seus moradores no dia de sua inauguração.

“A Igreja Batista Ágape, cumprindo sua missão… já conta com 12 Igrejas na Região Nordeste, incluindo os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. No próximo dia 27 de agosto o Pr. Roberto, juntamente com 26 irmãos da IBA Campinas, com mais 9 irmãos americanos e mais um grupo da IBA Fortaleza, estarão indo em viagem missionária para a cidade de Boa Viagem, no Ceará, onde temos uma IBA dirigida pelo Pr. Rodolfo Amorim dos Santos. Boa Viagem é um município brasileiro do Estado do Ceará, localizado praticamente no centro do Estado, na região do Sertão de Quixeramobim, com uma população de 52.521 habitantes, segundo o Censo de 2010. No dia 1º de setembro esses irmãos, além de cumprir o ‘IDE’, terão o privilégio de inaugurar e consagrar a Deus um poço artesiano que foi construído na cidade de Boa Viagem, como fruto da parceria entre a Igreja Batista Ágape e a Life Comunnity Church de Greensboro/NC, do Pr. Peter Dosen, Estados Unidos.” (Disponível em https://igrejabatistaagape.com.br/conteudo/pastoral-menu/134-pastoral08-16.html, Acesso no dia 7 de setembro de 2018)

Ainda nesse mês, padecendo de fortes dores em seu sistema respiratório, foi internado com suspeita de um tumor maligno no Hospital São José, que está localizado na Rua Nestor Barbosa, nº 315, Parquelândia, na cidade de Fortaleza, onde veio a óbito na manhã do dia 7 de setembro de 2015.
Logo após o seu falecimento o seu corpo foi trazido da capital e depois das despedidas fúnebres que são de costume foi sepultado no Cemitério Parque da Esperança, que está localizado na Rua Maria de Nazaré Bezerra, s/nº, no Bairro de Nossa Srª de Fátima, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

3 ideias sobre “Rodolfo Amorim dos Santos

  1. Pingback: Igreja Batista Ágape de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta