Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Quadra Poliesportiva do Centro de Referência da Assistência Social Francisco Sales do Nascimento está localizada na Rua José Vieira de Freitas, s/nº, no Bairro Recreio, dentro do perímetro do Loteamento Dr. César Cals de Oliveira, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento, em 2013.

Esse importante equipamento público, pertencente ao Governo do Município, é gerenciado pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do Município de Boa Viagem.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento até os dias de hoje nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pelo poder público, sendo conhecida apenas pela escola onde se localiza.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

A construção desse equipamento foi concluído nos últimos meses de 2011, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, recebendo um investimento de R$ 339.449,99 (trezentos e trinta e nove mil, quatrocentos e quarenta e nove reais e noventa e nove centavos), sendo incorporado ao patrimônio do Centro de Referência da Assistência Social Francisco Sales do Nascimento.
De acordo com a matéria publicada no jornal “Cuidando de Você”, informativo da administração da época, ano I, 2011, página 4, temos conhecimento da razão da construção desse importante equipamento público.

“Um dos Bairros mais carentes do Município de Boa Viagem tem recebido atenção toda especial por parte do Prefeito Fernando Assef. O Bairro Recreio, considerado de alta vulnerabilidade social, passou a receber importantes obras através da administração Cuidando de Você, entre elas o CRAS II e uma quadra poliesportiva”.

Esse equipamento esportivo foi construído em uma parceria do Governo Municipal com o Governo do Estado, sendo financiado pelo BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Imagem da Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento, em 2013.

Nos últimos meses de 2018, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, diante do fato do Governo Municipal ter retirado o vigilante no local, os vândalos estão aos poucos depredando esse equipamento, algo que foi divulgado nas redes sociais:

“O Ginásio Poliesportivo do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS II, no Conjunto Cesar Cals foi flagrado este fim de semana com sinais de abandono e falta de manutenção. O local, usado para práticas esportivas pela comunidade, apresenta estrutura danificada pela ação do tempo, lixo acumulado, pintura desgastada desde a sua inauguração, que ocorreu no ano 2013. De la para cá, o local continua sendo usado por jovens e adolescentes que mesmo com dificuldades não deixam de realizar partidas de futsal, além deste uso, a comunidade vez por outra se reúne para eventos promovidos pelo CRAS II.” (Disponível em http://www.sertnews.com.br/noticia/645/quadra-no-bairro-cesar-cals-flagrada-com-sinais-de-abandono-e-lixo-acumulado. Acesso no dia 3 de dezembro de 2018)

No local foram roubados os canos das calhas, os refletores foram apedrejados, as telhas foram furadas por conta das várias pedradas, parte do alambrado foi retirado, as tabelas foram arrancadas e a parede de divulgação dos investidores da obra foi demolida.

Imagem dessa quadra, em 2018.

AS MODALIDADES ESPORTIVAS QUE PODEM SER PRATICADAS:

Na Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento podem ser praticadas diversas modalidades esportivas, dentre elas destacamos as que são mais utilizadas:

  1. Basquetebol;
  2. Futsal;
  3. Handebol;
  4. Peteca;
  5. Voleibol.

A ESTRUTURA DA QUADRA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento possuí a seguinte estrutura:

  1. Arquibancada: Não.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

As principais características da Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento são as seguintes:

  1. Alambrado: Sim;
  2. Área: 777.6 m²;
  3. Capacidade: 231 pessoas sentadas;
  4. Cobertura: Sim;
  5. Dimensões da quadra: 15×26;
  6. Iluminação: Não.

Esse equipamento não possui as dimensões oficiais determinadas pela CBFS, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Imagem do Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento, em 2013.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com os responsáveis pela Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7001 (Gabinete da Prefeitura).

Uma ideia sobre “Quadra Poliesportiva do CRAS Francisco Sales do Nascimento

  1. Pingback: O Esporte | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta