Phostuma Agnella da Silva

Phostuma Agnella da Silva nasceu em 1850 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de André Avelino Santiago e de Francisca Angélica da Silva.
Na época de seu nascimento a vila de Boa Viagem, que também era conhecida pelo topônimo de “Cavalo Morto”, era apenas um pequeno povoado existente dentro dos limites geográficos do Município de Quixeramobim.

“Distrito criado com a denominação de Boa Viagem, ex-povoado de Cavalo Morto, pela lei provincial nº 1.025, de 18 de novembro de 1862. Elevado à categoria de vila com a denominação de Boa Viagem, pela lei provincial nº 1.128, de 21 de novembro de 1864, desmembrado de Quixeramobim.” (IBGE, 2010: Histórico de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017)

Mais tarde contraiu matrimônio com o Capitão José Rabêlo e Silva, nascido no dia 19 de março de 1842, sendo filho de Antônio Pinto de Magalhães e de Josefina do Nascimento e Silva.
Desse matrimônio, segundo informações extraídas de seu óbito, foi gerado apenas um filho, que se chamava Joaquim Rabêlo e Silva.
Durante alguns anos, exerceu atividades de professora da classe de primeiras letras na vila de Boa Viagem.
Segundo informações existentes no livro C-01, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 17, folha 14, faleceu por conta de uma “febre de mau caráter” no dia 5 de agosto de 1892, aos 42 anos de idade.
Logo após o seu óbito, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

3 ideias sobre “Phostuma Agnella da Silva

  1. Pingback: Rua Joaquim Rabêlo e Silva | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Joaquim Rabêlo e Silva | História de Boa Viagem

  3. Pingback: José Rabêlo e Silva | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta