Maria Moreira Teixeira

Maria Moreira Teixeira nasceu em 1673, possivelmente em Vila Verde, no Porto, em Portugal, sendo filha de Manoel Moreira e de Isabel Teixeira.
Poucos dias depois do seu nascimento, em 4 de julho, na Freguesia do Divino Salvador de Tuias, no Marco de Canaveses, obedecendo aos ritos da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo.
Muitos anos depois, no dia 4 de novembro de 1696, aos 23 anos de idade, também em Tuias, contraiu matrimônio com Antônio Mendes, sendo filho de Jerônimo Mendes e de Maria Mendes.
De seu matrimônio foram gerados diversos filhos, dentre eles destacamos:  Jacinto Teixeira Mendes e Alexandre Teixeira Mendes.
Alguns anos mais tarde esses filhos migraram para o Brasil, colônia portuguesa no Continente Americano, onde se tornaram prósperos agropecuaristas no sertão paraibano e cearense, onde deixaram grande descendência, sendo conhecidos como “canelas preta”.

“Alexandre Teixeira Mendes e o irmão, o Sargento-mor Jacinto Teixeira Mendes, casam-se cada um com uma irmã, o primeiro com Thereza de Jesus, e o último com Maria da Anunciação e Macedo, ou seja, ‘duas irmãs, casadas com dois irmãos, Maria com Jacinto e Thereza com Alexandre’ (LIMA, 2016, p. 52), ambas naturais de João Pessoa, na Paraíba… sendo ele natural da freguesia de São Martinho de Astromil, no Porto e ela natural da dita João Pessoa.” (FIGUEIREDO. 2020: p. 3)

BIBLIOGRAFIA:

  1. FIGUEIREDO, Luis Eduardo Teixeira de. Teixeira Mendes e Alves Pequeno: duas famílias no cariri paraibano. Recife, 2020. Disponível em <https://genealogiaemfoco.blogspot.com/2020/02/teixeiramendesealvespequeno
    duasfamiliasnocariri.html>.  Acesso no dia 7 de março de 2020.

5 ideias sobre “Maria Moreira Teixeira

  1. Pingback: Antônio Mendes | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Alexandre Teixeira Mendes | História de Boa Viagem

  3. Pingback: José André Dias | História de Boa Viagem

  4. Pingback: João André Dias | História de Boa Viagem

  5. Pingback: José Moreira Teixeira Mendes | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta