João André Dias

João André Dias nasceu no dia 18 de março de 1665 na Freguesia de Astromil, no Bispado do Porto, em Portugal, sendo filho de João André e de Maria Dias.
Alguns anos mais tarde, em uma data ainda desconhecida, migrou para o Brasil, colônia portuguesa no continente americano, onde conseguiu constituir fortuna e a patente de capitão.

“Media-se a posição social em função do cabedal de bens – terras, escravos e gado. E pela patente que o cidadão tinha no Regimento, nas Companhias de Milícias ou de Ordenanças. Era conveniente e muito importante que se fosse Tenente, Capitão, Coronel. No mínimo Alferes. Era subida honra o título de Capitão-mor, eleito dentre os homens bons para dirigir a administração e a segurança pública, no que se era auxiliado pelo Sargento-mor, patente de muito prestígio seguramente.” (FIGUEIREDO. 2000: p. 2)

Nessa época, em João Pessoa, na Paraíba, contraiu matrimônio com Anna de Macedo.
De seu matrimônio foram gerados diversos filhos, dentre eles destacamos: Thereza Maria de Jesus e Maria da Anunciação.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FIGUEIREDO, Luis Eduardo Teixeira de. Teixeira Mendes e Alves Pequeno: duas famílias no cariri paraibano. Recife, 2020. Disponível em <https://genealogiaemfoco.blogspot.com/2020/02/teixeiramendesealvespequeno
    duasfamiliasnocariri.html>.  Acesso no dia 7 de março de 2020.

2 ideias sobre “João André Dias

  1. Pingback: Anna de Macedo | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Thereza Maria de Jesus | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta