Antônio Mendes nasceu por volta de 1674 em Vila Verde, nas proximidades da vila do Porto, em Portugal, sendo filho de Jerônimo Mendes e de Maria Mendes.
Poucos dias depois do seu nascimento, em 23 de janeiro, na Freguesia do Divino Salvador de Tuias, no Marco de Canaveses, obedecendo aos ritos da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo.
Muitos anos depois, no dia 4 de novembro de 1696, aos 22 anos de idade, também em Tuias, contraiu matrimônio com Maria Moreira Teixeira, sendo filha de Manoel Moreira e de Isabel Teixeira.
De seu matrimônio foram gerados diversos filhos, dentre eles destacamos: Jacinto Teixeira Mendes e Alexandre Teixeira Mendes.
Alguns anos mais tarde esses filhos migraram para o Brasil, a colônia portuguesa no Continente Americano, onde se tornaram prósperos agropecuaristas no sertão paraibano e cearense, onde deixaram grande descendência, sendo conhecidos nessa região como os “canelas preta”.
“Alexandre Teixeira Mendes e o irmão, o Sargento-mor Jacinto Teixeira Mendes, casam-se cada um com uma irmã, o primeiro com Thereza de Jesus, e o último com Maria da Anunciação e Macedo, ou seja, ‘duas irmãs, casadas com dois irmãos, Maria com Jacinto e Thereza com Alexandre’ (LIMA, 2016, p. 52), ambas naturais de João Pessoa, na Paraíba… sendo ele natural da freguesia de São Martinho de Astromil, no Porto e ela natural da dita João Pessoa.” (FIGUEIREDO. 2020: p. 3)
BIBLIOGRAFIA:
- FIGUEIREDO, Luís Eduardo Teixeira de. Teixeira Mendes e Alves Pequeno: duas famílias no cariri paraibano. Recife, 2020. Disponível em <https://genealogiaemfoco.blogspot.com/2020/02/teixeiramendesealvespequeno
duasfamiliasnocariri.html>. Acesso no dia 7 de março de 2020.
Pingback: Alexandre Teixeira Mendes | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Moreira Teixeira | História de Boa Viagem
Pingback: José Moreira Teixeira Mendes | História de Boa Viagem
Pingback: Jerônimo Mendes | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Mendes | História de Boa Viagem
Pingback: Isabel Teixeira | História de Boa Viagem