Luzia Simão de Oliveira

Luzia Simão de Oliveira nasceu no dia 13 de dezembro de 1901 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Simão Alves de Oliveira e de Maria Vicência da Conceição.
Por volta de 1940, não sabemos por qual motivo, fixou residência na cidade de Boa Viagem, onde se tornou figura carismática por conta da crendice popular de tirar “Mau Olhado”.

“Aqui chegou em 1940, passando a residir no Bairro Floresta, sendo acolhida pelo casal Joaquim Domingos e Jesuita Alves de Almeida.” (NASCIMENTO, 2002: p. 198)

Algum tempo depois, desejando estar mais próxima ao Centro da cidade, estabeleceu residência no Bairro José Rosa, onde gentilmente recebia aqueles que procuravam as suas orações
Faleceu em sua residência no dia 16 de dezembro de 1986, poucos dias depois de completar 85 anos de idade.
Logo após o seu óbito, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto de. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 818, de 12 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Floresta, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

2 ideias sobre “Luzia Simão de Oliveira

  1. Pingback: Rua Luzia Simão de Oliveira | História de Boa Viagem

  2. Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta