História do Distrito de Olho d’Água dos Facundos

A FORMAÇÃO HISTÓRICA E POLÍTICA DO DISTRITO:

O Distrito de Olho d’Água dos Facundos é o conjunto de dezenove comunidades rurais que anteriormente pertenciam ao Distrito de Guia e ao Distrito de Ibuaçu.

Imagem de atendimento médico providenciado pelo Governo Municipal em um Projeto Cidadão ocorrido em 2011.

Esse Distrito foi criado por meio da lei nº 779, do dia 11 de outubro de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, ficando com os seguintes limites:

“Tem início na nascente do Riacho do Lázaro, na Serra da Guia, daí segue pelo divisor de águas entre o Rio dos Cachorros, ou Conceição, e o Riacho dos Fernandes, até o cruzamento do Riacho dos Fernandes com a estrada do Riacho dos Fernandes – Riacho Saquinho; Daí segue pelo Riacho dos Fernandes até a foz do Rio Quixeramobim; Sobe por este rio até a estrada Olho d’Água – Sabonete; E segue por esta estrada Salgadinho – Guia; Daí, segue nesta estrada até o Riacho do Lázaro; Daí, sobe por este riacho até sua nascente, o ponto inicial.”

Com a sua criação, nesse mesmo dia, de acordo com a lei nº 780, o povoado de Olho d’Águas dos Facundos, por sua maior capacidade de desenvolvimento econômico e social foi elevado à condição de vila, ficando com a seguinte delimitação:

“Parágrafo Único: Tem como ponto inicial a casa de José Facundo da Silva (inclusive), de onde segue em reta para a casa de Dª. Gilda (inclusive); daí toma-se outra reta para a casa de Cesário Mendes de Sousa (inclusive); daí, segue em outra reta para o campo de futebol (inclusive); daí em reta, para a garagem comunitária (inclusive); desta, em reta a casa de Dª. Edilene (inclusive); daí, em reta a casa de Francisco Vanderlei da Silva (inclusive); daí, segue em reta para a casa de José Facundo da Silva, o ponto inicial.”

A ETIMOLOGIA DE SEU TOPÔNIMO:

A nomenclatura desse Distrito faz referência a posse de uma localidade pertencente a José Facundo da Costa e a sua esposa, Maria Amélia Facundo Carneiro, que constituíram uma grande família.
No passado, quando se estabeleceram nessa região, havia algumas nascentes d’água, algo muito precioso, especialmente nos momentos de estiagem para aplacar a sede de seus rebanhos.

“Nessa localidade, existiam vários olhos d’água naturais, e os fundadores eram da Família Facundo. Daí o nome Olho d’Água dos Facundos. O povoado começou com o estabelecimento de três família e no presente possui mais de cinquenta.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 23)

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. PELOSI FALCÃO, Marlio Flávio. Dicionário Toponímico, Histórico e Geográfico do Nordeste. Artlaser Editora e Gráfica, 2005.

Uma ideia sobre “História do Distrito de Olho d’Água dos Facundos

  1. Pingback: Distrito de Olho d’Água dos Facundos | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta