Externato Rui Barbosa

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Externato Rui Barbosa era uma escola que estava localizada nas proximidades da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, nº 56, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Externato Rui Barbosa na década de 1950.

Imagem do Externato Rui Barbosa na década de 1950.

Essa pequena unidade de ensino pertencia à rede privada de educação e nessa época não existia na cidade de Boa Viagem um órgão governamental específico que regulamentasse o seu funcionamento.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa escola era da rede privada e o Governo do Município não possuía jurisdição para designa-lhe um patrono, que foi definido pelo nome do Dr. Ruy Barbosa de Oliveira, um famoso jurista baiano.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem uma duração ideal de dezoito anos. É durante este período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, serve também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Nessa época a denominação das séries possuíam uma nomenclatura totalmente diferente daquilo que conhecemos hoje e o Externato Rui Barbosa possuía as seguintes modalidade de ensino:

  1. Infantil;
  2. Primário;
  3. Admissão

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Nas primeiras décadas do século XX, semelhantemente ao que acontecia em outros Municípios, na cidade de Boa Viagem não possuía um número de escolas e professores suficientes para atender a demanda de sua clientela estudantil.
Percebendo esse valioso nicho de mercado, o Dr. José Maria Sampaio de Carvalho resolveu investir na implantação dessa escola, que visava atender às famílias de melhores condições financeiras da cidade.
Essa pequena unidade escolar funcionava em uma casa que foi adaptada como escola e oferecia as primeiras séries do curso primário, como também os preparativos para o exame de admissão:

“Fundada na década de 1950, pelo Dr. José Maria Sampaio de Carvalho, ilustre boa-viagense, residente no Rio de Janeiro. Funcionou, a princípio, na Escola Padre Antônio Correia de Sá, passando mais tarde para residência de seu fundador, onde fica hoje a casa do Sr. José Ferreira de Almeida”. (NASCIMENTO, 2002: p. 142)

Pouco tempo antes de funcionar em seu último endereço ela funcionou, em regime de parceria, no edifício que abriga à Escola de Ensino Fundamental Pe. Antônio Correia de Sá.

A DIREÇÃO:

  1. Dr. José Maria Sampaio de Carvalho (Diretor Geral).