Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva está localizada na Rua Francisco Joel Lima e Silva, s/nº, no Bairro Várzea do Canto, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva em 2014.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Siva, em 2015.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

A Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva foi crida na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef e teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 1.139, de 23 de setembro de 2013.
Ele foi credenciada pelo parecer do CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é .

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que tem uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Educação Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva possui dois símbolos que a identificam:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva foi criado em 2015 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Benjamim Alves da Silva foi criado em 2015 pela Profª. Vanusa Pereira Almeida.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • A cornucópia: Situada no canto superior direito existe uma cornucópia, que enfatiza uma das atividades de seu patrono, que era comerciante. A cornucópia, um vaso em forma de chifre com frutos e flores, que representa a fertilidade na mitologia greco-romana, significa a ciência da boa administração dos bens. O acanto lembra a riqueza na arte helênica e o globo faz alusão ao alcance mundial da profissão. Já a roda dentada simboliza a indústria, o estágio mais adiantado da produção de bens.
  • O pergaminho: Esse simbolo representa uma das necessidades do comércio, que são os seus registros, daí o compromisso e a função dessa escola, preparar os seus alunos para o mercado de trabalho.
  • Os ramos e o ouro: No brasão, onde prevalesse a cor de ouro, que representa os seus alunos, o bem mais preciosos da instituição. Ao lado do escudo estão dois ramos de louro, que representam a vitória do Bairro Várzea do Canto em ter dentro de seu perímetro uma unidade escolar, algo que é desejado por outros bairros.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

A Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva foi solenemente inaugurada no dia 8 de janeiro de 2014, mas só deu início as suas atividades pedagógicas no dia 20 de janeiro.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva, em 2013.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva, em 2013.

Essa unidade escolar foi construída e equipada depois de uma parceria firmada entre o Governo Federal e o Governo Municipal com o intuito de melhorar os índices educacionais do Município de Boa Viagem.
Nessa época, por estar localizada em um bairro da periferia, ela atendia em dois turnos, manhã e tarde, especificamente as crianças e os adolescentes do Bairro Várzea do Canto, Bairro Padre Paulo, Bairro Floresta e as comunidades da zona rural que estão periféricas a esses bairros.
Em conformidade com as informações existentes no Projeto Político Pedagógico, documento que norteia as ações dessa escola, essa unidade de ensino começou a sua história acadêmica com a seguinte clientela:

“A Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva deu início as suas atividades educacionais atendendo uma clientela formada por 222 crianças, de 4 a 10 anos de idade, de baixa renda familiar.”

Ainda nesse ano, nos últimos meses de 2014, essa unidade escolar foi contemplada com a construção de uma pequena quadra esportiva coberta, que é de bastante utilidade para comunidade escolar.
O patrono escolhido pelo Poder Executivo para dar nome a essa unidade escolar foi Samuel Alves da Silva, um importante comerciante e político do Município de Boa Viagem.

Imagem da quadra da escola em sua faze de construção.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 2014 – 2016

Profª. Eliane Sousa Costa¹ (Diretora);
Profª. Janaína da Silva Sousa (Coordenadora Pedagógica)²;
Ilzanira Carneiro Vieira (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Aurineide Aerre Martins (Diretora);
Profª. Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Coordenadora Pedagógica);
Celma Chaves (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Banco de livros: 1
  3. Depósitos: 1
  4. Sala de direção: 1
  5. Sala de professores: 1
  6. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 4
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 2
  5. Quadra coberta: 1
  6. Salas de aula: 6
  7. Sala de leitura: 1
Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva, em 2014.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva são os seguintes:

  • Telefone;
  1. 88.3427-7381.
  • E-mail:
  1. escolasamuelalves@gmail.com

Nota: ¹ Substituída no início da gestão pela Profª. Vanusa Pereira Almeida e em dezembro de 2015 pela Profª. Janaína da Silva Sousa.
² Substituída em 2015 pelo Prof. Amiraldo Carvalho de Abreu.

4 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Samuel Alves da Silva

  1. Pingback: Bairro Várzea do Canto | História de Boa Viagem

  2. Pingback: EDUCAÇÃO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta