Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas está localizada na localidade de Cachoeira dos Andrés, dentro do perímetro do Distrito de Boa Viagem, distante 9 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas, em 2015.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação do Município, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa pequena unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas existia a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO: 

No passado, nos primeiros anos da década de 1990, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, diante do fato de existirem muitas crianças nessa região em fase escolar, o Governo Municipal investiu recursos em sua edificação.
Depois de construída, especialmente aos finais de semana, esse edifício passou a ser utilizado regularmente também para encontros religiosos promovidos pelos dirigentes da comunidade ligados à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, trabalhos que algum tempo depois foram transferidos para Capela de Santo André.
Mais tarde, no primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a compor o território do Pólo Doze.
Alguns anos depois, em maio de 2012, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, investindo recursos do PDDE, o Programa Dinheiro Direto na Escola, essa unidade de ensino foi contemplada com uma reforma.
Bem antes disso, a sua estrutura já servia também como ponto de apoio e referência da 63ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, quando uma de suas salas abriga a seção nº.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Alves de Freitas, em 2019.

Nos primeiros meses de 2015, diante do fato de ter diminuído acentuadamente o número de alunos, o que tornou inviável a formação de novas turmas, os poucos estudantes existentes na região foram transferidos para Escola de Ensino Fundamental Jerônimo Alves Bezerra, no povoado de Jatobá, sendo recolhidos diariamente pelo transporte escolar.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Dispensa: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 2
  2. Pátio aberto: 1
  3. Pátio coberto: 1
  4. Salas de aula: 2

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).

Uma ideia sobre “Escola de Ensino Fundamental Joaquim Batista de Freitas

  1. Pingback: A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta