Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales está localizada em uma localidade rural denominada de Ponta da Serra, dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia, distante 28 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales em 2014.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales, em 2014.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.
Essa escola está credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23097523.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

No passado, semelhantemente ao que ocorria em outras localidades da zona rural, as aulas aconteciam nas casas das professoras, existindo quatro escolas nessa região, que eram denominadas da seguinte forma: duas com o nome de Escola Municipal da Ponta da Serra, a Escola Municipal Professor Brilhante, a Escola Municipal Wilson Gonçalves e a Escola Municipal Geraldina Bezerra da Silva, que foram unificadas depois da construção do edifício que recebeu como patrono o nome do Agropecuarista Francisco de Sousa Jales.
Mais tarde, no primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a compor o território do Pólo Um.
Pouco tempo depois, nos primeiros meses de 2007, ainda na gestão do Prefeito José Vieira Filho, necessitando de melhorias, a estrutura dessa escola foi reformada, recebendo rampas de acessibilidade para pessoas com baixa mobilidade.
Em maio de 2012, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, investindo recursos do PDDE, o Programa Dinheiro Direto na Escola, essa unidade de ensino foi contemplada com uma nova reforma, servindo também como ponto de apoio do Governo Municipal quando este desenvolve atendimento de campanhas da saúde.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Dispensa: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 2
  2. Pátio aberto: 1
  3. Pátio coberto: 1
  4. Salas de aula: 1

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Antônio José da Silva é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).

2 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Francisco de Sousa Jales

  1. Pingback: EDUCAÇÃO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Pólo Um | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta