Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva está localizada na Avenida Padre Paulo Ângelo de Almeida Medeiros, s/nº, próximo ao Conjunto COHAB, no Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Cozinha Comunitária, em 2015.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva teve a sua nomenclatura regulamentada na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef por meio da lei nº 1.228, de 27 de fevereiro de 2015.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE:

Esse importante equipamento público foi construído, e depois solenemente inaugurado  no dia 26 de fevereiro de 2015, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.
Depois de sua construção esse equipamento recebeu o nome de Maria Cristina da Silva como sua patronesse, reunido a sua família no dia da inauguração.

Imagem do dia da inauguração, em 2015.

Esse equipamento é gerenciado pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social Francisco Sales do Nascimento, que conhece bem a realidade do bairro em que foi construída.
As cozinhas comunitárias foram direcionados aos Municípios que apresentam elevado número de pessoas em situação de miséria ou pobreza.
O acesso aos serviços das cozinhas comunitárias é universal, contudo o programa e as suas atividades foram idealizadas para o atendimento de indivíduos referenciados nos serviços de assistência social, como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com foco na oferta de refeições e o desenvolvimento de ações relativas ao fortalecimento da cidadania geração de trabalho e renda, formação profissional e educação em segurança alimentar e nutricional e alimentação saudável, entre outros.
Devido à particularidade do Programa Cozinhas Comunitárias, direcionado ao público referenciado e assistido pelos equipamentos públicos do Sistema Único de Assistência Social, orienta-se a oferta gratuita das refeições servidas.
Quanto à equipe mínima da Cozinha Comunitária, considerando que a gestão é realizada pelo Município ou Estado, a composição da equipe é de responsabilidade destes.
Ressalta-se que é obrigatória a presença de um nutricionista, conforme a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas n° 380/2005, aonde o Ministério de Desenvolvimento Social orienta para que o Município possua também um assistente social para oferecer apoio à gestão.

Imagem dos familiares de Dona Maria Cristina da Silva.

Nos últimos meses de 2018, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, pouco tempo depois de ter conseguido os seus equipamentos, essa cozinha parou de oferecer os seus serviços, algo que foi muito comentado nas redes sociais:

A Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva, no Bairro Recreio, atualmente encontra-se fechada e sem funcionamento, a afirmação é de moradores que residem nas proximidades do equipamento público que atendia cerca de 50 famílias com uma refeição diária nas tardes de segunda à sexta-feira. O prédio da Cozinha foi inaugurado em 2015, mas só veio a ter o seu funcionamento efetivado em agosto de 2018… A obra foi custeada pelo Governo Federal e equipada através do programa FOME ZERO, cabendo as prefeituras colocarem em funcionamento para atender a comunidade. Cerca de 200 pessoas eram atendidas após sua reinauguração, ocorrida em 2018… onde era distribuído um ”sopão” gratuito para os moradores da comunidade.” (Disponível em http://www.sertnews.com.br/noticia/703/moradores-do-bairro-cesar-cals-cobram-reabertura-de-cozinha-comunitria?fbclid=IwAR35pQSyp_Ce67QOPkZW033sP4-T3sDzIK6vs3QlqS_v_JdY9nVkD4vvqpo. Acesso no dia 18 de dezembro de 2018)

A razão dessas críticas ao seu governo foram pautadas pelas inúmeras promessas de campanha, que foram conduzidas pelo lema da referida candidata quando no palanque dizia: “é chegar e resolver”.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cozinha: 1
  2. Depósitos: 2
  3. Sala de direção: 1
  • Setor de Atendimento ao Público:
  1. Banheiros: 3
  2. Refeitório: 1

Imagem da cozinha, em 2015.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7001.

2 ideias sobre “Cozinha Comunitária Maria Cristina da Silva

  1. Pingback: Bairro Recreio | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Maria Cristina da Silva | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta