Feliciano Felício de Oliveira

Feliciano Felício de Oliveira nasceu no dia 3 de janeiro de 1901 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Antônio Felício de Oliveira e de Maria André da Conceição.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Felício de Oliveira e Argemira Brasilina do Nascimento.
Alguns dias depois, em 2 de março, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
Muitos anos depois, segundo informações existentes no livro B-07, pertencentes à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 2, folha 19v, aos 23 anos de idade, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Laura Maria de Oliveira, que nasceu no dia 23 de dezembro de 1905, sendo filha de Cristóvam da Rocha Filho e de Argemira Brasilina da Conceição.
Desse matrimônio foram gerados quatorze filhos, dez homens e quatro mulheres, sendo eles: Isaías Felício da Rocha, Luís Felício de Oliveira, Leonel Felício de Oliveira, Maria do Carmo Felício de Oliveira, Maria Alice Oliveira da Rocha, Edmílson Felício de Oliveira, Miriam Felício de Oliveira, Daniel Felício de Oliveira, Maria Laura de Oliveira Lima, Eliseu Felício de Oliveira, Francisco Felício de Oliveira Neto, Manoel Felício da Rocha, Elias Felício de Oliveira e José Felício de Oliveira.

Imagem do casarão de Feliciano Felício de Oliveira, em 2019.

Faleceu no dia 5 de outubro de 1963, aos 62 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério do Sagrado Coração de Jesus, que está localizado na Rua Projetada 4, s/nº, no Centro da vila de Domingos da Costa.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos batismos. 1898/1905. Livro A-08. Tombo nº 60. Página 83v.
  3. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos casamentos. 1924/1930. Livro B-07. Tombo nº 2. Página 19.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, embora ainda sem uma legislação que a ampare, uma das ruas do Centro da vila de Domingos da Costa, no Município de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

6 ideias sobre “Feliciano Felício de Oliveira

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Raimundo Nonato Oliveira Lima | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Rua Feliciano Felício de Oliveira | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Rua Guilherme Costa | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta