Loteamento Morada dos Ventos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Loteamento Morada dos Ventos é um loteamento privado urbano, classificado como residencial, que foi de propriedade do Sr. Marcelo Cavalcante Vieira e era negociado através da Empresa Vértice Empreendimentos, estando localizado dentro do Bairro Alto da Queiroz, no limite com o Bairro Recreio, em um perímetro que pertencia a uma fazenda denominada anteriormente de “Seixo”, na periferia da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Loteamento Morada dos ventos em 2011.

Imagem do Loteamento Morada dos Ventos, no Bairro Alto da Queiroz, em 2011.

Esse loteamento foi regulamentado pela portaria nº 1.018, do dia 6 de novembro de 2002, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.

AS POTENCIALIDADES:

Quando estava sendo negociado a sua venda, que também foi feita por meio de carnê, a sua comercialização logo foi despertada aos clientes por conta do fato da empresa que a vendia pertencer ao filho do prefeito do Município, fazendo acreditar aos futuros investidores que logo esse loteamento receberia o emprego de vários investimentos públicos em infraestrutura, dentre eles pavimentação, iluminação, saneamento e outros.
Nessa mesma época, por meio da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, as ruas desse loteamento tiveram a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores.
Antes disso a Empresa Vértice Empreendimentos construiu o seu escritório em uma das entradas do loteamento, uma casa que servia de modelo aos futuros negócios, tendo sido a família do Sr. Francisco Cleílson Bernardo Laurentino os primeiros a construírem um imóvel no local com financiamento da Caixa Econômica Federal.
Algum tempo depois, no restaurante do Hotel Ceará Central Turismo, a empresa responsável por sua venda organizou um coquetel divulgando os investimentos que pretendiam ser feitos em sua área, partindo inicialmente da construção do Condomínio Brisas, que também teve uma casa construída como modelo aos futuros clientes.

Condomínio Brisas em 2013.

Imagem do Condomínio Brisas, no Bairro Alto da Queiroz, em 2013.

No perímetro desse loteamento, por volta de 2002, o Governo Municipal construiu a Escola de Ensino Fundamental José Assef Fares, que tinha por intuito servir também aos futuros moradores de sua vizinhança.
Mais tarde, depois da construção da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista, esse local recebeu boa valorização no mercado para aqueles que especulam no mercado imobiliário, todavia a Prefeitura de Boa Viagem, que lucra com a venda dos lotes e com a arrecadação de impostos, pouco tem feito para o desenvolvimento do local.

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS EXISTENTES NO LOTEAMENTO:

Os problemas comuns existentes nesse loteamento habitacional, muitos deles causados pelos próprios moradores, são os seguintes:

  1. Construções irregulares, principalmente nas calçadas;
  2. Falta de sinalização de trânsito e de poluição sonora;
  3. Falta de pavimentação nas ruas;
  4. Numeração irregular das casas;
  5. Falta de saneamento básico;
  6. Má identificação das ruas;
  7. Má arborização;
  8. Má iluminação;
  9. Insegurança;
  10. Sujeira.

Outro grave problema enfrentado pelos moradores desse loteamento é o descumprimento da lei municipal nº 1.019, de 18 de março de 2009, legislação que “dispõe sobre a proteção contra a poluição sonora, visando ao bem estar e sossego público no Município”.
Esse loteamento, de acordo com o decreto nº 218, de 25 de novembro de 2009, é classificado como zona residencial e o nível de som e ruído máximo permitido nele é de 55 decibéis durante o dia e de 50 durante à noite.

AS RUAS DO LOTEAMENTO MORADA DOS VENTOS:

No Loteamento Morada dos Ventos identificamos a existência das seguintes ruas:

  1. Rua Antônio Joaquim de Sousa;
  2. Rua Diana Cavalcante Vieira;
  3. Rua Francisca Alves de Morais;
  4. Rua Francisca Raquel de Freitas;
  5. Rua Joana de Almeida Braga;
  6. Rua José Vieira da Costa;
  7. Rua Luzia Vieira de Alencar;
  8. Rua Manoel Américo Bezerra de Menezes;
  9. Rua Manoel Farias Leal;
  10. Rua Maria Zizi Lobo Mendes;
  11. Rua Pedro Costa de Almeida;
  12. Rua Pe. Francisco Inácio da Costa Mendes;
  13. Rua Raimundo Fernandes da Silva;
  14. Rua Teófilo da Costa Filho.

BIBLIOGRAFIA:

  1. MPCE. MPCE Expede Recomendação para Regularizar Parcelamento do Solo Urbano em Boa Viagem. Disponível em http://www.mpce.mp.br/2018/08/27/mpce-expede-recomendacao-para-regularizar-parcelamento-do-solo-urbano-em-boa-viagem/. Acesso no dia 19 de abril de 2019.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

2 ideias sobre “Loteamento Morada dos Ventos

  1. Pingback: Bairro Alto da Queiroz | História de Boa Viagem

  2. Pingback: A DIVISÃO ADMINISTRATIVA DA SEDE | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta