Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista está localizada na Rua José Vieira Costa, nº 1.147, esquina com a Rua José Vieira de Freitas e a Rua Celsina Vieira de Freitas, no Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista, em 2014.

Essa unidade escolar, pertencente ao Governo do Estado, responde as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

A Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista surgiu legalmente por decreto com o nome de David Vieira da Silva no dia 4 de março de 1976, época em que era uma escola de 1º grau, algum tempo depois, em 2009, essa escola passou a ser profissionalizante e em 2015, sem uma justificativa aparente, teve a sua nomenclatura modificada.
A sua denominação foi alterada por meio da lei estadual nº 15.619, do dia 2 de junho de 2014, decisão que foi publicada dias depois na 1ª página do Diário Oficial do Estado, edição do dia 2 de julho de 2014.
O seu número no INEP – o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096209.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista existe a oferta do ensino médio profissionalizante com os seguintes cursos:

  1. Administração;
  2. Enfermagem;
  3. Finanças e Comércio;
  4. Informática.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista foi criado por seu Núcleo Gestor em 2010, prestigiando o brasão no Estado do Ceará.

Imagem da bandeira da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista foi criado por seu Núcleo Gestor em 2010.

Imagem do brasão da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

A história da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista, se comparada a das outras escolas do Município de Boa Viagem, é bem recente, tendo iniciado a sua ação docente no edifício da Escola de Ensino Fundamental David Vieira da Silva.
Nessa época, ao ser adaptada para servir como escola de ensino profissionalizante, as suas aulas tiveram início no dia 16 de março de 2009 com os seus alunos promovidos do 9ª ano e os alunos selecionados do 9º ano das outras escolas da rede pública e privada, que depois de aprovados ingressaram nos cursos de enfermagem, informática e comércio.

“No dia 16 de março de 2009 a Escola Estadual de Educação Profissional David Vieira da Silva iniciou as suas atividades. Uma escola aonde já vinha servindo a comunidade boa-viagense, desde  1975, atuando no ensino fundamental; passava agora a ofertar o ensino médio integrado ao curso técnico. Iniciava naquele dia três turmas, sendo uma de enfermagem, uma na área da informática e outra em finanças. Foi um inicio de muitas dificuldades, pois não possuía instalações adequadas para ofertar um curso médio integral, apesar da conclusão naquele momento de uma breve reforma. Naquele dia a comunidade boa-viagense esteve presente prestigiando o evento, como também algumas autoridades; a subsecretária executiva da SEDUC, Cristiane Holanda; o prefeito municipal, Dr. Fernando Assef; a coordenadora da CREDE 12, Profª. Joyce Costa.” (ALVES, 2012: Disponível em davidvieiradvs.blogspot.com.br. Acesso em 16 de janeiro de 2015)

Sobre essa seleção, em algumas críticas tecidas pela comunidade à política educacional adotada pelo Governo do Estado, principalmente pelos gestores das outras escolas, onde é apontado que a Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista pratica a exclusão, pois “absorve” o que de melhor é produzido nas escolas de ensino fundamental, principalmente da rede privada, deixando o excedente para Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, que não pode selecionar a sua clientela, mesmo critério utilizado pelo Instituto Federal de Educação Profissional – IFCE, estabelecido em nosso território anos depois.
Durante todos esses anos a escola possui o grato privilégio de trabalhar com uma clientela diferenciada, que potencialmente já sabe o que quer e está quociente da rigidez das diretrizes do estabelecimento.
Essa inflexibilidade imposta pelo Governo do Estado tem produzido bons frutos, que anualmente estão sendo veiculados pela mídia nacional, conforme matéria publicada pela direção da escola no periódico Folha do Sertão, ano 6, nº 72, edição de fevereiro de 2015:

“… das 632 escolas estaduais do Ceará, os nossos resultados no ENEM apontam para um crescimento significativo ano após ano, como mostram as nossas colocações na lista das 632 escolas: 40º lugar em 2010, 20º lugar em 2011, 18º lugar em 2013, com estimativa para ficarmos entre as quinze melhores em 2014.”

A escola mantem ainda, semanalmente, aos sábados, um programa de estilo informativo musical na grade de programação da Rádio Esperança, que é denominado de “Profissionais em Sintonia”.
Em 2013 o Governo do Estado sinalizou com o desejo de construir uma nova sede nos padrões aconselhados pelo MEC – o Ministério da Educação, investimento de grande proporção que há anos não acontecia no Município de Boa Viagem por parte do Governo do Estado.
Em acordo com o livro nº 5, pertencente ao Cartório Vieira, 2º Ofício, folhas 61 e 62, matrícula 2.997, a sua área é de 16.215,18 m² e tinha como proprietário Antônio Lima de Oliveira.

Imagem das obras de construção da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista, em 2014.

Depois de uma grande expectativa pela entrega do novo prédio, finalmente essa escola mudou de endereço e foi solenemente inaugurada no dia 2 de setembro de 2014, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, momento em que contou com a ilustre presença do Governador Cid Ferreira Gomes, informação que foi amplamente divulgada pelo jornalista Valdenir Venâncio Rodrigues através do site www.boaviagemnotícias.com.br:

“Na manhã desta terça-feira, dia 2 de setembro, às 11h, o Governador Cid Ferreira Gomes foi recepcionado pelo Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef… e lideranças políticas do Município de Boa Viagem e região, além de uma multidão que agradeceu ao gestor estadual pela importante obra. O governador destacou os investimentos que tem feito na educação do Estado do Ceará ao longo dos últimos sete anos e que todos merecem ter uma educação de qualidade. Abordou o tema educação como uma obrigação de todos os gestores. O Prefeito Dr. Fernando Assef ressaltou o empenho do governador afirmando que uma grande porta se abriu para o presente e para o futuro dos jovens boa-viagenses e que a obra representa um marco histórico na educação de nosso Município.”

Nessa ocasião havia uma forte expectativa nos presentes ao ato de inauguração pelo discurso do Governador Cid Ferreira Gomes, que anunciaria também a alteração do nome do patrono da escola, David Vieira da Silva, fato que não aconteceu por conta de divergências políticas locais, quando o prefeito da época decidiu nesse pleito acompanhar ao candidato Marcos César Cals de Oliveira, oposição ao governador nas eleições estaduais que aconteceram no dia 5 de outubro de 2014.

Imagem da identificação da escola, em 2014.

Alguns meses antes dessa solenidade, Francisco Osmar Diógenes Baquit, deputado estadual, havia apresentado um projeto de lei na Assembleia Legislativa em que essa escola receberia o nome de Venceslau Vieira Batista, avô do prefeito do Município de Boa Viagem neste período.
Depois dessa mudança de endereço o antigo prédio da escola foi inicialmente entregue à Secretaria da Segurança Pública para abrigar o Quartel da 4ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Ceará, um grande avanço para segurança pública local.
Antes disso, no segundo semestre de 2014, aconteceu também uma grande decepção para os 45 alunos da turma de Nutrição e Dietética dessa unidade de ensino, que tiveram de ser diluídos entre os outros cursos ofertados pela escola por conta da falta de planejamento da SEDUC – a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, que resolveu recuar na oferta desse curso.
No início do ano seguinte, depois do calor da campanha política, pra alegria de uns e forte descontentamento de outros, a nomenclatura dessa escola foi finalmente modificada, cumprindo o que previa a lei.
Sobre a sua estrutura, essa unidade de ensino conta com uma excelente quadra poliesportiva e um equipado auditório, próprio para acomodar 180 pessoas sentadas, que é de grande utilidade para comunidade.

Imagem da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista, em 2014.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

Atualmente o cargo de direção da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista é ocupado depois de algumas etapas: prova escrita, curso de fundamentação, avaliação comportamental e entrevista, onde, ao longo de sua história, essa escola já foi gerenciada pelas seguintes pessoas:

  • 2009 – 2013

Prof. Ivanildo Alves de Oliveira (Diretor);
Profª. Luzia Helena Carvalho Aragão (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Edna Maria Lessa¹ (Coordenadora Financeira);
Lúcia de Fátima Martins Leal (Secretária).

  • 2014 – 2018

Prof. Ivanildo Alves de Oliveira (Diretor);
Profª. Luzia Helena Carvalho Aragão (Coordenadora Pedagógica);
Prof. Francisco Rogilson Diniz (Coordenador Pedagógico);
Prof. Ernandes Fragoso da Silva (Coordenador de Estágio);
Márcio Lohane Marinho (Financeiro);
Lúcia de Fátima Martins Leal (Secretária).

  • 2019 – 2023

Prof. Ivanildo Alves de Oliveira (Diretor);
Profª. Luzia Helena Carvalho Aragão (Coordenadora Pedagógica);
Prof. Antônio Batista de Oliveira (Coordenador Pedagógico);
Prof. Ernandes Fragoso da Silva (Coordenador de Estágio);
Márcio Lohane Marinho (Financeiro);
Lúcia de Fátima Martins Leal (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cozinha: 1
  2. Depósitos: 3
  3. Sala de direção: 1
  4. Sala de professores: 1
  5. Sala de secretaria: 1
  6. Salas de coordenação: 2
  • Setor Acadêmico:
  1. Auditório: 1
  2. Anfiteatro: 1
  3. Banheiros: 22
  4. Biblioteca: 1
  5. Ginásio poliesportivo: 1
  6. Laboratórios: 7
  7. Pátio aberto: 1
  8. Pátio coberto: 1
  9. Portaria: 1
  10. Refeitório: 1
  11. Salas de aula: 12
Imagem aérea do Conjunto COHAB, em 2014.

Imagem aérea da escola e do Conjunto COHAB, em 2014.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1546.
  • E-mail:
  1. eeepboaviagem@escola.ce.gov.br

BIBLIOGRAFIA:

  1. ALVES, Ivanildo.  Três anos de funcionamento. Disponível em davidvieiradvs.blogspot.com.br. Acesso em 16 de janeiro de 2015.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. O ESTADO. Ensino profissionalizante ainda é luxo no Ceará. Disponível em https://www.oestadoce.com.br/economia/ensino-profissionalizante-ainda-e-luxo-no-ceara/. Acesso no dia 15 de março de 2017.

Nota: ¹ Foi substituída nos primeiros meses de 2010 na coordenação da escola pela Profª. Enaías Alves Pedrosa Machado.