Capela de Santa Luzia – Vila de Boqueirão

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Santa Luzia está localizada na Rua José André da Cruz, s/nº, no Centro da vila de Boqueirão, dentro dos limites geográficos do Distrito do Boqueirão, distante 42 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Capela de Santa Luzia.

Imagem da Capela de Santa Luzia, na Vila de Boqueirão, em 2008.

Esta capela está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costumando celebrar às festividades de sua padroeira, seguindo o calendário litúrgico romano, no dia 13 de dezembro.

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito festejado, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores.
Nessa época, por volta de 1947, diante da dimensão geográfica do Município de Boa Viagem, por ordem da Arquidiocese de Fortaleza, ocorreu a divisão territorial de algumas paróquias, fazendo com que essa localidade fosse transferida da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem para os cuidados da paróquia mais próxima, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Madalena, que era um Distrito pertencente ao Município de Quixeramobim.
Muitos anos depois, por volta de 1985, no paroquiato do Pe. Pedro Paulo Cavalcanti de Menezes, desejando possuir um espaço adequando para as suas celebrações religiosas, o patrimônio dessa capela foi iniciado graças a doação de uma propriedade efetuada pela Srtª Luzia Rodrigues da Silva.
Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1990, reunindo às qualidades necessárias, os limites dos territórios das paróquias existentes nessa região foram reformulados para criação da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, a quem o patrimônio dessa capela passou a pertencer.

“Alguns anos depois, no dia 16 de janeiro de 1994, finalmente a freguesia foi transformada em paróquia com a posse de seu primeiro pároco, o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira.” (SILVA JÚNIOR, 2012: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/paroquia-de-nossa-senhora-da-guia/. Acesso do dia 12 de setembro de 2019)

5 ideias sobre “Capela de Santa Luzia – Vila de Boqueirão

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem

  2. Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Rua Guilherme Costa | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Rua José André da Cruz | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Boqueirão | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta