Caixa Econômica Federal

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A agência da Caixa Econômica Federal no Município de Boa Viagem está localizada na Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, n° 55, Centro, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da agência da Caixa Econômica Federal da cidade de Boa Viagem, em 2017.

A Caixa Econômica Federal é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda e, de acordo com o Decreto-lei nº 759, de 12 de agosto de 1969, tem a seguinte missão:

“Atuar na promoção da cidadania e no desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.”

A Caixa Econômica Federal, também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa, é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, pertencente ao Governo Federal, com patrimônio próprio e autonomia administrativa, com sede em Brasília e com filiais em todo o território nacional.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

A Caixa Econômica Federal foi criada no dia 12 de janeiro de 1861 pelo Imperador Dom Pedro II, recebendo o nome de Caixa Econômica da Corte e o seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial.

O SÍMBOLO DO BANCO:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. A Caixa Econômica Federal possui apenas um símbolo, sendo ele o seu brasão:

  • O BRASÃO:

A Caixa Econômica Federal, que é o maior banco público da América Latina, já foi representado por diversos brasões, sendo o último deles o que segue:

Imagem do logotipo utilizado pelo banco.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM:

A história da Caixa Econômica Federal no Município de Boa Viagem está dividida em duas fases, sendo elas:

  • A Primeira Agência:

A primeira agência da Caixa Econômica Federal que foi instalada no Município de Boa Viagem foi inaugurada no dia 17 de outubro de 1982, estando localizada na Rua Antônio Domingues Álvares, n° 255, Centro, esquina com a Rua Padre Mororó.

Primeira agência da Caixa Econômica em Boa Viagem.

Imagem da agência da Caixa Econômica Federal em Boa Viagem, em 1983.

Nessa época, essa agência conseguiu alugar o antigo prédio da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, que há pouco tempo havia se transferido para Rua 26 de Junho, nº 253, Centro.

“A rede bancária de Boa Viagem passa a contar com quatro estabelecimentos de crédito, a partir desta data, 1º de julho de 1983, quando o Banco do Nordeste inaugura sua 26ª agência no Estado do Ceará. os outros estabelecimentos de crédito em funcionamento na cidade são o Banco do Estado do Ceará, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.” (ALVES, 1983: p. 17)

Depois de algum tempo, por conta da crise sofrida pelo setor cotonicultor, motivada pelo bicudo, o volume de negócios financeiros na região sofreu um significativo declínio e, juntamente com a forte concorrência bancária, teve prejudicado os seus lucros, fazendo com que a Superintendência da Caixa Econômica Federal repensasse a sua permanência no Sertão Central.
Quatro anos depois, no dia 17 de outubro de 1986, a Caixa Econômica Federal teve a sua agência fechada no Município de Boa Viagem.

  • A Segunda Agência:

Depois de vinte e sete anos de sua saída do Município de Boa Viagem, a Caixa Econômica Federal resolveu reinstalar a sua antiga agência.
Nesse processo de reabertura, a Caixa Econômica Federal tomou essa decisão justamente em um ano de eleição municipal e lamentavelmente o seu nome e a sua vinda foi associada, de forma demagógica, ao nome de alguns políticos que de palanque alegavam que a sua chegada foi graças a sua “milagrosa intervenção”.
Outra polêmica gerada nessa época, embora com uma menor intensidade, foi com a comunidade protestante existente no Município.
A Superintendência da Caixa Econômica Federal, sem tomar conhecimento da realidade cultural da comunidade, resolveu batizar essa agência com o nome de “Nossa Senhora da Boa Viagem” e isso gerou um descontentamento entre os cristãos de confissão protestante, que encararam tal atitude como um abuso apologético de um banco estatal pertencente a um país que se diz laico.
O local escolhido para receber as instalações dessa agência foi em um edifício alugado e adaptado para atender aos seus clientes até que, no dia 26 de dezembro de 2012, essa agência bancária finalmente foi solenemente inaugurada, contando com a presença de várias autoridades locais.

AS LOTERIAS:

A Caixa Econômica Federal é a responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil desde 1961, através de sua divisão de loterias, sendo que a cidade de Boa Viagem possui duas lotéricas, sendo elas:

  1. A Lotérica Boa Sorte;
  2. A Lotérica Leão do Norte.

Nessas lotéricas existem nove modalidades de jogos disponíveis aos apostadores, sendo eles: Mega Sena, Timemania, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena, Quina, Lotogol, Loteca e Loteria Federal.
As lotéricas, além de prestarem os serviços básicos dos bancos, também são responsáveis pelos pagamentos dos benefícios sociais.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a agência da Caixa Econômica Federal de Boa Viagem possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Arquivo: 1
  2. Cantina: 1
  3. Cofre: 1
  4. Depósitos: 2
  5. Tesouraria: 1
  • Setor de Atendimento:
  1. Autoatendimento: 1
  2. Caixas: 3
  3. Gerencias: 3

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a agencia da Caixa Econômica Federal de Boa Viagem são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-