Os Caretas do Catolé

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

Os Caretas do Catolé são um grupo folclórico de reisado formado por pessoas da localidade do Catolé, na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 20 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem dos Caretas de Catolé, em 2021.

A Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado, Festa de Santos Reis ou Caretas, como é conhecido no Ceará, é uma manifestação popular de orientação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofania, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus, o Cristo.

“Esses festejos ocorrem entre o Natal e o Dia de Reis – 6 de janeiro – e diz respeito tanto ao ‘cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo (…) no Brasil, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis’ na definição do folclorista Câmara Cascudo, que completa: ‘o reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos encadeados ou não’. Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros, etc.) em que os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra. Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia: a epifania (como sendo a aparição ou manifestação divina, no caso a primeira manifestação de Jesus entre os gentios) e a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.” (WIKIPÉDIA: 2000. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis. Acesso no dia 23 de setembro de 2021)

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Segundo relato dos mais antigos, o grupo folclórico dos Caretas do Catolé é herança dos mais antigos, que em uma data desconhecida já promoviam esse tipo de encontro animado dentro de sua localidade, que era organizado por um senhor chamado “Pedro Vigário” – Pedro Francisco de Lima.

Imagem dos Caretas do Catolé, em 2021.

No presente, mesmo enfrentando dificuldade para renovação de seus quadros, esse grupo tem as suas atividades organizadas por José Pereira Lima, que é neto do Pedro Vigário.
Nessa divertida manifestação existe alguns personagens, sendo eles: o Caboclo (puxador das rimas e música), o Zé Bundeiro, a Burrinha, o Boi, a Ema, o Jumento, o Jaraguá e os Caretas (personagens de máscara que assustam a criançada).
As suas apresentações são animadas ainda com alguns músicos, sendo eles: sanfoneiros, cantores e os percussionistas (zabumbeiros, pandeiros e triângulos).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. WIKIPÉDIA. Folia de Reis. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis. Acesso no dia 23 de setembro de 2021.

1 pensou em “Os Caretas do Catolé

  1. Pingback: Catolé | História de Boa Viagem

Deixe um comentário