AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Maneiro-Pau é uma dança de roda existente em vários Municípios do Estado do Ceará que é feita exclusivamente por homens e que tem muitas semelhanças musicais com a capoeira.
Nessa dança é utilizada pequenos bastões pelos seus brincantes, que são entrechocados pelos participantes para acentuarem a nota dominante do canto, que é feito por um cantor-solista que incentiva o jogo fazendo nascer um coro formado pelos assistentes, que gritam “Maneiro-Pau, Maneiro-Pau!”.
“A dança é oriunda do cangaço, possivelmente da região caririense, mas hoje vem tomando parte de todas as programações festivas do interior do Ceará. Todos os participantes cantam sob o refrão que dá o nome ao folguedo – Maneiro-Pau! Dançam todos em roda, com os cacetes que portam, batem-nos fortemente no chão, de forma ritmada. De quando em vez, enquanto uns depõem os cacetes no chão, outros usam-nos para duelarem entre si, fazendo-o cadenciadamente.” (Enciclopédia da Música Brasileira: Disponível em https://dancasfolcloricas.blogspot.com/2011/07/maneiro-pau.html. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2022)
No Município de Boa Viagem, não diferente de outros do Estado do Ceará, essa “brincadeira” ainda é feita, mas quase que exclusivamente pelos mais velhos em ocasiões especiais, onde podemos afirmar que sua prática está chegando ao fim.
“Bonita dança que exige muita habilidade dos seus brincantes, que formam pares. Em nosso meio, essa bonita dança foi iniciada há muitos anos pelos Srs. Raimundo Campos e Francisco Ferreira Campos (já falecidos). O grupo que hoje dança e promove o nosso Maneiro-Pau é composto pelos senhores: João Ferreira Campos, José Araújo Campos, Gerardo Araújo Campos, Ataíde Ferreira Campos, Francisco Araújo Campos, Augusto Alexandre, Antônio Roseno de Oliveira, Raimundo Fernandes da Silva, Geovani Viana Araújo, Francisco Clóvis Salviano, Luís Rodrigues Campos, José Pereira da Silva, Zacarias Alves de Morais e pelos menores Luís Alexandre Rodrigues e Alexandro Venâncio da Silva.” (NASCIMENTO, 2002: p. 175)
Nos últimos dias de dezembro de 2021, ocorrendo uma abertura dentro do período da pandemia do COVID-19, o Governo Municipal, por meio de sua Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, contando com o apoio dos recursos da Lei Aldir Blanc, foi promovido uma exibição no intuito de fazer com que a dança consiga novos brincantes.
BIBLIOGRAFIA:
- ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA. Danças do Brasil. Disponível em https://dancasfolcloricas.blogspot.com/2011/07/maneiro-pau.html. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2022.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: O TURISMO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem