Marta Antero da Silva nasceu no dia 1º de fevereiro de 1937 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Manoel Antero da Silva e de Porcina Luíza dos Santos.
Os seus avós paternos se chamavam Antero José da Silva e Maria Rachel do Espírito Santo, já os maternos eram Alexandre José dos Santos e Luíza Maria do Espírito Santo.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Pitombeira, onde passou os primeiros anos de sua infância.
“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 28 de novembro de 2017)
Ao nascer não veio ao mundo sozinha, tendo uma irmã gêmea, que se chamava Eunice Antero da Silva e dentro de pouco tempo passaram a residir na localidade de Barra das Aroeiras, onde o seu pai adquiriu uma pequena propriedade.
Reside na cidade de Ivaté, no Estado do Paraná.
Pingback: Eunice Antero Rodrigues | História de Boa Viagem
Pingback: Manoel Antero da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Porcina Luiza dos Santos | História de Boa Viagem