Manoel Pedrosa Santiago

Manoel Pedrosa Santiago nasceu no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Joaquim Pedrosa Santiago e de Maria Felícia de Farias.
Os seus avós paternos se chamavam José Pedro Santiago e Isabel Pedrosa do Vale, já os maternos eram Joaquim Pereira de Queiroz e Filomena Jovina de Farias.
Segundo informações do Prof. Cícero Pinto do Nascimento, era comerciante, tendo instalado um bar na periferia da cidade, local onde anos depois foi construída a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima:

“Em 1953, o Sr. Manoel Pedrosa Santiago, conhecido por Nel Pedrosa, concluiu a construção de duas casas, no Bairro de Nossa Srª de Fátima. No ano de 1957, instalou, em um de seus compartimentos, o seu cabaré, que ficou conhecido em nossa história como ‘o cabaré do Nel Pedrosa’. Durou pouco tempo, pois em 1959, esse boa-viagense foi para Brasília, onde faleceu depois. Dessas casas só restam, praticamente, alguns pedaços de parede.” (NASCIMENTO, 2002: p. 42)

Era solteiro, tendo gerado uma filha com Maria Benedita e faleceu alguns anos depois na cidade de Brasília.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, através da lei nº 459, de 21 de março de 1988, uma das ruas dos Bairros de Nossa Srª de Fátima recebeu a sua nomenclatura.

2 pensou em “Manoel Pedrosa Santiago

  1. Pingback: Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Rua Manoel Pedrosa Santiago | História de Boa Viagem

Deixe um comentário