Lourival Soares e Silva nasceu no dia 16 de março de 1911 no Município de Granja, que está localizado na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, distante 300 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Miguel Soares e Silva e de Maria Mota Soares.
Mais tarde, no dia 8 de dezembro de 1938, concluiu o seu bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará, ocasião em que a sua turma teve como patrono o Dr. Dolor Barreira.
Antes disso, conforme informações publicadas na página nº 29 do Diário Oficial da União, de 10 de dezembro de 1935, depois de concursado, foi nomeado datilógrafo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Alguns anos depois, na administração do Dr. Benedito Augusto Carvalho dos Santos, interventor do Estado do Ceará, recebeu nomeação para assumir a função de interventor do Município de Boa Viagem no lugar de Walter Batista de Santana.
“Depois do afastamento de Vargas assumiu a chefia do governo o presidente do Supremo Tribunal, Ministro José Linhares, que estruturou um sistema provisório nomeando os presidentes de Tribunais de Justiça interventores, estes nomearam os juízes de direito de cada comarca para função de prefeito municipal.” (LORENA E SÁ, 2001: p. 177)
Ocupou essa função entre os dias 21 de novembro e 3 de dezembro de 1945, quando em seu lugar assumiu Enedina de Carvalho.
Ainda não temos conhecimento do nome de sua esposa, mas sabemos que gerou dois filhos, sendo ele: Lourival Soares da Silva Filho e Afrânio Soares e Silva.
De acordo com as informações existentes no Diário da Justiça, ano VI, nº 100, edição do dia 30 de maio de 2003, faleceu na cidade de Fortaleza no dia 3 de maio de 2003, prestes a completar 92 anos de idade.
“Resolve notificar o falecimento do Sr. Lourival Soares e Silva, desembargador aposentado desse poder, ocorrido no dia 3 de maio de 2003, conforme certidão de óbito expedida pelo Cartório de Registro Civil Jereissati, da 2ª Zona, datada de 5 de maio do ano em curso.”
BIBLIOGRAFIA:
- GIRÃO, Raimundo. História da Faculdade de Direito do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1960.
- LORENA E SÁ, Luiz Conrado de. Serra Talhada. 250 Anos de História, 150 anos de Emancipação Política. Serra Talhada: Sertagráfica, 2001.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: GOVERNO MUNICIPAL | História de Boa Viagem
Pingback: Enedina de Carvalho | História de Boa Viagem
Pingback: Walter Batista de Santana | História de Boa Viagem
Pingback: Adalgisa Fragoso Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: MAIO | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem