José Camurça Ribeiro nasceu no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Luiz Ribeiro e Silva e Eulália Camurça Ribeiro.
Em sua juventude, durante algum tempo, foi o responsável pelo bar pertencente ao Vereador Antônio Tupinamba de Araújo, que era seu cunhado.
Na eleição municipal ocorrida no dia 7 de dezembro de 1947, desejando entrar na vida pública por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, logo após a redemocratização de nosso país, militando nos quadros políticos do PSP – o Partido Social Progressista, conseguiu ser eleito ao receber 118 votos, assumindo essa função no dia 25 de março de 1948, permanecendo nela até o dia 24 de março de 1951.
Segundo informações fornecidas pelo Prof. Cícero Pinto do Nascimento, depois da conclusão desse mandato, ele contraiu núpcias com uma jovem da Família Rufino chamada Maria Socorro Camurça, passando a residir no Município de Acopiara.
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, sendo eles: Luiz Carlos Camurça Ribeiro Rufino, Eulália Emília Camurça Ribeiro e Irapuan Camurça Ribeiro.
Mais tarde, já idoso, passou a residir na cidade de Fortaleza, onde veio a óbito.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ. Primeiras Eleições e Acervo Documental. Fortaleza: TRE, 2007.
- VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.
Pingback: Administração de 1948 – 1951 | História de Boa Viagem