João Hissa Asfora nasceu em 1904 na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Abdon Hissa e de Inácia Lôlo Hissa.
Os seus pais eram libaneses radicados no Nordeste do Brasil, onde se estabeleceram comercialmente na Praça José de Alencar, nº 115, no Centro da cidade de Fortaleza.
“João Hissa trabalhava como ajudante na loja comandada pelo seu pai, o libanês Abdon Hissa (FRANKLIN, 2011: p. 149)
Mais tarde, no dia 27 de novembro de 1931, por conta da Revolução de 1930, foi indicado como interventor do Município de Quixeramobim no lugar do Cel. Abelardo Rodrigues Martins pelo Interventor Federal do Estado do Ceará, Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, função ocupada até o dia 18 de maio de 1932, quando foi substituído por José Cipriano Carneiro Monteiro.
Nessa ocasião, o Município de Boa Viagem havia perdido a sua autonomia política, sendo apenas um distrito do Município de Quixeramobim.
Antes disso, no dia 6 de março de 1932, no palacete da Assembleia Legislativa do Ceará, conforme notas de Leonardo Mota na Revista do Instituto do Ceará, página 119, colou grau no curso de bacharel em direito da Faculdade de Direito do Ceará.
BIBLIOGRAFIA:
- CAVALCANTE MOTA, José Aroldo. História Política do Ceará, (1930-1945). Fortaleza: Stylus Comunicações, 1989.
- FRANKLIN, Ruben Maciel. “Galegos”, “Gompadres” e negócios: Os imigrantes libaneses na praça mercantil da cidade de Fortaleza (1890-1930). Dissertação apresentada ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, 2011.
- GIRÃO, Raimundo. História da Faculdade de Direito do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1960.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SIMÃO, Marum. Quixeramobim. Recompondo a história. Fortaleza: Multigraf, 1996.
- VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.
Pingback: O Município de Boa Viagem sob o Governo de Quixeramobim | História de Boa Viagem
Pingback: Abelardo Rodrigues Martins | História de Boa Viagem
Pingback: José Cipriano Carneiro Monteiro | História de Boa Viagem