Francisco Rubens Araújo Brilhante

Francisco Rubens Araújo Brilhante nasceu no dia 02 de setembro de 1954 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Olavo de Almeida Brilhante e de Maria Rosmilda Araújo Brilhante.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Brilhante e Raimunda Almeida Brilhante, já os maternos eram Luiz Araújo e Maria Judite Uchôa.
Na manhã do dia 17 de maio de 1987, juntamente com a sua família, foi surpreendido pela notícia do inesperado falecimento de seu irmão caçula, Olavo de Almeida Brilhante Filho, que foi vítima de uma descarga elétrica em seu lava-jato.

“Segundo informações existentes no livro C-04, pertencentes ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 71v, folha 1.753, faleceu na cidade de Boa Viagem, vítima de um descarga elétrica, com apenas 38 anos de idade, na manhã do dia 17 de maio de 1987.” (SILVA JÚNIOR, 2018: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/olavo-almeida-brilhante-filho/. Acesso no dia 19 de outubro de 2021)

Em seu primeiro matrimônio gerou três filhos, duas mulheres e um homem, sendo eles: Aline da Silva Brilhante, Francisco Rubens Araújo Brilhante Júnior e Aniely da Silva brilhante.

Imagem de sua juventude.

Do segundo matrimônio, segundo informações existentes no Cartório Norões Milfont, realizado no dia 20 de outubro de 2011, com Clélia Soares Martins Brilhante, que era nascida em Mombaça no dia 15 de maio de 1965, sendo filha de Manoel Cassiano Martins e de Francisca Soares Martins, gerou dois filhos, sendo eles: Isaac Soares Martins Brilhante e Newton Araújo Brilhante Sobrinho.
Na eleição municipal que ocorreu no  dia 03 de outubro de 2004, militando no PL – o Partido Liberal, recebeu a confiança de 548 eleitores, ficando em uma das suplências de sua coligação.
No ano seguinte, entre 2005 e 2008, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o  Mazinho, assumiu o comando da Secretaria do Esporte e Juventude do Município de Boa Viagem, onde enfrentou grande desafios, fato confirmado em matéria publicada no Diário do Nordeste, edição do dia 08 de março de 2007.

“Em Boa Viagem, ele faz tudo para que a cidade tenha o seu lugar de destaque no esporte. Foi atleta de futebol de salão e em sua humildade afirma que era um craque limitado nos bons tempos de cracões como Cacá e Geraldo Cavalcante. Rubéns Brilhante é um abnegado em Boa Viagem, que vem aí para o intermunicipal. Uma pena que Boa Viagem, com 142 anos não possui uma quadra coberta, com dimensões oficiais. Ele não culpa ninguém, mas ali existe uma população de 60 mil habitantes que gostam do esporte, onde sessenta por cento desse povo é formado por jovens carentes e de mais espaços para prática do desporto.”

Nesse período, como foi visto, além das atividades corriqueiras da pasta, assumiu também os projetos de manutenção do Boa Viagem Esporte Clube.
Mais tarde, nos primeiros meses de 2008, por incentivo de alguns amigos do meio esportivo, desincompatibilizando-se desse cargo no intuito de novamente pleitear uma das vagas no Poder Legislativo.
Nesse mesmo ano, no dia 05 de outubro, dessa vez militando nos quadros do PR – o Partido da República, voltou a colocar o seu nome em uma disputa eleitoral, recebendo 646 votos, ficando novamente em uma das suplências de sua coligação.
De acordo com registro existente no Cartório Norões Milfont, faleceu em um dos leitos do Hospital Geral de Fortaleza no dia 08 de novembro de 2020, pouco tempo depois de completar 66 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Jardim Metropolitano, que está localizado 4º Anel Viário do Eusébio.

BIBLIOGRAFIA:

  1. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Olavo de Almeida Brilhante Filho. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/olavo-almeida-brilhante-filho/. Acesso no dia 19 de outubro de 2021.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

Deixe um comentário