Francisco Uchôa Marinho nasceu no dia 29 de julho de 1945 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Joaquim Alves Marinho e de Francisca Uchôa Marinho.
Os seus avós paternos se chamavam Luiz Alves Franco e Raimunda Sinhá Marinho, já os maternos eram Francisco Alves de Lima e Ana Rosa Uchôa Lima.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na Fazenda Boa Hora, onde passou grande parte de sua infância.
“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)
No pleito eleitoral ocorrido no dia 3 de outubro de 1994, sendo conhecido pelo pseudônimo de “Chico Caíca”, militando nos quadros políticos do PTRB – o Partido Trabalhador Renovador Brasileiro, com a legenda nº 17.101, concorreu por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, oportunidade em que foi eleito ao receber 3.876 votos.
Em 4 de outubro de 1998, em uma nova disputa eleitoral, dessa vez militando no PRTB – o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, com a legenda nº 28.123, conseguiu ser reeleito ao receber a confiança de 14.313 eleitores.
Em dezembro do ano seguinte, envolvido em escândalos de roubo de cargas, assassinatos e crimes de pistolagem, perdeu o seu mandato eletivo por falta de decoro parlamentar depois da implantação da CPI do Crime Organizado.
“Começou a carreira política em 1994 quando foi eleito deputado estadual pelo PTRB. Foi reeleito em 1998. A sua história política foi marcada pelo processo de cassação que sofreu em dezembro de 1999, por conta da falta de decoro parlamentar.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Ca%C3%ADca. Acesso no dia 12 de junho de 2024)
Faleceu no Hospital do Servidor, na cidade de São Luís, aos 69 anos de idade, no dia 10 de junho de 2015, sendo sepultado no Cemitério de Zé Doca.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- WIKIPÉDIA. Francisco Caíca. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Ca%C3%ADca. Acesso no dia 12 de junho de 2024.
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: Deputados nascidos no Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: JULHO | História de Boa Viagem
Pingback: Boa Hora | História de Boa Viagem