Ermano Abreu Esteves

Ermano Abreu Esteves nasceu no dia 27 de julho de 1971 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Aluísio Abreu Esteves e de Maria Abreu Esteves.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel Esteves Silva e Adélia Abreu Esteves, já os maternos eram José Abreu Mota e Maria Domingos de Abreu.
O seu nascimento ocorreu na localidade de Floresta recebendo o auxílio de uma parteira, local onde passou grande parte de sua existência.
Nos primeiros meses de 1977, chegando o tempo de enfrentar os bancos escolares, foi matriculado por seus pais em uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental José Adauto Sales, onde estudou até à 4ª série do Ensino Primário, sendo depois disso matricula na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Terceiro, onde finalizou a sua etapa secundarista.
Nessa época, dedicado aos estudos e desejando um emprego com estabilidade, colocou o seu foco na preparação para concursos públicos, ingressando posteriormente no quadro efetivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Boa Viagem – o SAAE, onde construiu valiosas e sólidas amizades. 

“… nos intervalos de suas obrigações, estudava para concursos públicos. Inclusive, prestou serviços, por dois períodos, ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passando, depois, em primeiro lugar, em uma seleção para o Banco do Brasil, que foi anulado por alguma restrição federal… E, 1995, participou, aqui, do concurso público municipal do Serviço Autônomo de Água Esgoto – SAAE, passando, em primeiro lugar, no cargo de auxiliar administrativo…; em 1997 assumiu a função de auxiliar administrativo do SAAE, tendo como segunda função a supervisão de núcleo, chegando, ao longo de 16 anos de serviço, a chefia do setor de contas.” (MARINHO, 2014: p. 72-73)

Antes disso, em 1993, sendo bastante envolvido nas questões sociais e comunitárias locais, juntamente com um grupo de amigos, esteve a frente da fundação de um movimento de jovens contra corrupção e da fundação da Associação Comunitária do Bairro Floresta, sendo também um dos pilares do JUSC – Jovens Unidos a Serviço de Cristo, grupo ligado à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem.
No ano seguinte, participando do Centro de Direitos Humanos de Boa Viagem, foi a vez de juntar forças para fundação da rádio FM Canudos, onde serviu como diretor administrativo entre os anos de 1996 e 2005.
Em 1998, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores – o PT, ingressou ativamente em seu diretório, chegando a ser eleito seu presidente em 2001, conseguindo permanecer nessa cadeira por dois mandatos consecutivos.
De acordo com as informações existentes no livro C-105, tombo nº 56.526, folha 183, pertencente ao Cartório Cavalcanti Filho, faleceu no dia 30 de junho de 2013, depois de ser submetido a uma cirurgia, estando de repouso na casa de um de seus tios, localizada na Rua Vital Brasil, nº 255, Bom Sucesso, faleceu de forma inesperada na cidade de Fortaleza.

“No dia 13 de maio de 2012, em seu trabalho, teve uma forte crise, que o levou ao desmaio. Conduzido inconsciente ao nosso hospital, sendo encaminhado imediatamente ao Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, passando um ano em tratamento.” (MARINHO, 2014: p. 73)

Após o seu falecimento, seu corpo foi imediatamente trazido para cidade de Boa Viagem e depois das despedidas que são de costume foi sepultado no jazigo pertencente a sua família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARINHO, Antônia de Lima. A filha do Nordeste e frutos nordestinos. Boa Viagem, Maximu’s, 2014.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

5 pensou em “Ermano Abreu Esteves

  1. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Rádio Canudos – FM 104,9 | História de Boa Viagem

  5. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário