AS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O AUTOR:
Nome: Epitácio Fragoso Vieira.
Formação: Bacharelado em Teologia / Licenciatura em Filosofia / Licenciatura em Letras / Mestrado em Antropologia Cultural.
Biografia
A BIBLIOGRAFIA:
1º) TITULO: O CADILAQUE E O BEIJO DA VELHINHA.
RESENHA: Esse texto, que é um romance, foi escrito entre os anos de 1965 e 1969, utiliza a técnica de anagrama para o nome de seus personagens. Ele conta episódios da vida de Mulair-Tsudini, um jovem de família rica, que mora no Sertão do Estado do Ceará, e percebe a pobreza que existe a sua volta. É um texto que nos faz refletir sobre o socialismo cristão.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 1984.
Edição: 1ª.
Editora: UFPE.
ISBN: Sem Registro.
Páginas: 227.
Tiragem: 1.000 exemplares (Esgotado).
2º) TITULO: O SENSO ANTROPOLÓGICO EM JEAN-JACQUES ROSSEAU.
RESENHA: Nessa obra o Rev Epitácio Fragoso Vieira, que durante muitos anos lecionou na UFRPE – a Universidade Federal Rural de Pernambuco, apresenta o pensamento do filósofo e teórico político Jean-Jacques Rousseau, que inovou combatendo as ideias vigentes em sua época, principalmente a de que a educação da criança deveria ser voltada para os interesses do adulto e da vida adulta. Nesse sentido, introduziu a concepção de que a criança era um ser com características próprias, com suas ideias e interesses, não podendo ser vista como um adulto em miniatura.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 1989.
Edição: 1ª.
Editora: UFPE.
ISBN: 39.37.015.
Páginas: 168.
Tiragem: 2.000 exemplares (Esgotado).
3º) TITULO: PROFISSÃO DE FÉ.
RESENHA: Essa obra literária reúne poemas que vão desde 1964 até 1991, estando datados com a finalidade de precisar o contexto histórico em que foram escritos. Muitos desses poemas foram utilizados em sala de aula, sendo assinados por heterônimos.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 1993.
Edição: 1ª.
Editora: UFPE.
ISBN: 869.081-1.
Páginas: 126.
Tiragem: 5.000 exemplares (Esgotado).
4º) TITULO: O SENSO ANTROPOLÓGICO EM GILBERTO FREIRE.
RESENHA: Nessa obra o Prof. Epitácio Fragoso resume um pouco do pensamento de Gilberto Freyre, um dos sociólogos mais importantes do século XX. Nela compreendemos a nossa herança cultural, que traz elementos indígenas, africanos e portugueses.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2002.
Edição: 1ª.
Editora: COMUNIGRAF.
ISBN: Sem Registro.
Páginas: 174.
Tiragem: 2.000 exemplares (Esgotado).
5º) TITULO: A PEDRA DE DRUMMOND.
RESENHA: Nessa obra o Rev. Epitácio Fragoso redige algumas de suas lembranças da época de seminário e as principais leituras que moldaram o seu pensamento político, voltado para o progresso e o bem estar social. O texto faz algumas analogias da história do Brasil com o poema de Carlos Drummond de Andrade, “No Meio do Caminho”, onde pela história do Brasil ele aponta algumas dessas pedras. O texto vem trazendo ainda algumas composições poéticas de seu autor.
FICHA CATALOGRÁFICA:
Ano de publicação: 2016.
Edição: 1ª.
Editora: Edições Edificantes.
ISBN: Sem Registro.
Páginas: 288.
Tiragem: 2.000 exemplares (Esgotado).
Pingback: LITERATURA BOA-VIAGENSE | História de Boa Viagem