AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 tem como sede de funcionamento a A:.R:.L:.S:. Cavaleiros do Amor nº 79, que está localizada na Rua Alfredo de Sousa Terceiro, nº 651, esquina com a Rua Maria Carmelina Sampaio Queiroz, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa agremiação maçônica, que é destinada para juventude, está filiada a SCODRFB – o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para República Federativa do Brasil.
OS SÍMBOLOS DA ORDEM DEMOLAY:
A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Ordem DeMolay, que está espalhada por todo o mundo, possui três símbolos que a identificam, sendo elas:
1º. A BANDEIRA:
A bandeira da Ordem DeMolay foi criada pelo seu fundador, Frank Sherman Land, um cristão de confissão protestante pertencente à Igreja Congregacional dos Estados Unidos.
A bandeira da Ordem DeMolay possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:
- O Campo Branco: Simboliza a pureza e a limpeza dos pensamentos, palavras e ações de um jovem. Ela lembra ao DeMolay as palavras do salmista que escreveu, “Crie em mim um coração limpo, oh Deus”.
- As Três Listras Divergentes Vermelhas que Trespassam o Campo Branco: Representam as colunas básicas e a fundação da Ordem DeMolay, sendo elas: O amor a Deus, o amor à família e o amor ao país. Elas divergem através do branco para simbolizar que essas colunas devem se espalhar durante a vida do indivíduo. As listras convergem num campo vermelho o qual tem a forma de um quadrado oblongo, ou retângulo, o que simboliza a união do DeMolay com a Maçonaria.
2º. O BRASÃO:
O brasão da Ordem DeMolay foi criado também pelo seu fundador, Frank Sherman Land.
O brasão da Ordem DeMolay possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:
- A Coroa: Simboliza a coroa da Juventude, que lembra as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. É um símbolo de realeza e poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como Cardeais, que só serão obtidas com o tempo e a experiência de vida.
- O Elmo: É emblemático da nobreza, e sem o qual não haveria o caráter.
- As Espadas Cruzadas: Denotam justiça, força e cortesia. Elas simbolizam a incessante guerra do DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância.
- A Lua Crescente: É um sinal de segredo e serve para relembrar os DeMolay do seu dever de jamais revelar os segredos da Ordem ou trair a confiança de um amigo.
- As Estrelas: Situam-se em torno da Lua Crescente, são simbólicas da esperança e sempre nos lembra das obrigações que um irmão da Ordem tem para com o outro.
- A Cruz Branca de Cinco Braços: Simboliza a pureza de intenções e o lema da Ordem: “Nenhum DeMolay fracassa como cidadão, como um líder ou como um homem”.
- Os Rubis: São dez no total, simboliza o fundador da Ordem, Frank Sherman Land, e os nomes DeMolays originais.
3º. O HINO:
O hino da Ordem DeMolay é uma composição de Fábio Batista de Lara, o Chevalier do Capítulo Eugênio Mancuello nº 364, oriente de Guarapuava, no Estado do Paraná.
OS SÍMBOLOS DO CAPITULO PRÍNCIPE DO AMOR Nº 899:
Além dos símbolos anteriores, que são mundiais, o Capítulo Príncipe do Amor nº 899 possui mais dois que o identificam:
1º. O BRASÃO DO CAPÍTULO:
O brasão utilizado pelo Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 foi criado em 2015 pelo M:.M:. Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.
O brasão do Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:
- O Escudo: Seguindo um formato português ele possui a borda vermelha, representando o sangue daqueles que se dedicaram a cuidar da juventude, trazendo dentro de si vários elementos que possuem um simbolismo com a história do Município de Boa Viagem e da Maçonaria.
- A Cruz Heráldica: Os elementos do escudo estão divididos por uma cruz branca, que simboliza a pureza, representando o amor sacrificial de Jesus Cristo pela humanidade, o modelo de perfeição humana.
- As Palavras em Latim: Localizadas no ângulo superior direito elas significam: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, lema da Revolução Francesa e ideal maçônico.
- A Coroa da Juventude: Localizada no ângulo inferior direito, representa as virtudes cardeais de um DeMolay.
- O Casal em Fuga: Localizada na ângulo superior esquerdo, representa o Município de Boa Viagem, fazendo referência ao Alferes Antônio Domingues Álvares e a sua esposa, Agostinha Sanches de Carvalho.
- O Brasão da Loja Cavaleiros do Amor nº 79: Localizada no ângulo inferior esquerdo faz a identificação da loja maçônica que é mantenedora desse capítulo.
- Os Ramos de Louro: Símbolo da vitória no mundo antigo, representa o objetivo de todos os capítulos dessa Ordem, a construção diária de um ser humano melhor para sociedade.
- O Bastão: Colocado na parte superior do brasão, indica uma das funções dessa agremiação, o amparo da juventude.
2. O ESTANDARTE DO CAPÍTULO:
O estandarte utilizado pelo Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 foi criado em 2015 pelo M:. M:. Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.
O estandarte do Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:
- No estandarte, além do brasão, estão gravadas as datas que são importantes para este capítulo e faz referência à potencia maçônica a qual está ligado.
A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DESTE CAPÍTULO:
Essa agremiação, que é destinada a jovens do sexo masculino, sempre teve a sua implantação desejada na cidade de Boa Viagem pelos maçons da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros do Amor nº 79 até que, no dia 26 de junho de 2015, contando com o apoio da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, o Venerável Mestre Francisco de Assis Lima assinou o termo de adesão ao seu projeto de implantação.
“A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde a sua origem mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que ‘educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto’. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam não é uma instituição maçônica juvenil, mas, unificada e dirigida por maçons.” (S.N.T)
Passando alguns dias, alguns jovens, dentro do perfil da maçonaria, foram convidados a participar de seu quadro de sócios.
Depois desse convite, foram realizadas diversas reuniões com o intuito de mostrar o que é um Capitulo DeMolay, essas reuniões, muitas delas como os pais dos garotos, foram cuidadosamente dirigidas por DeMolays e conselheiros da Loja Maçônica Benjamin Constant nº 25, da cidade de Mombaça; e da Loja Maçônica Deus e Caridade nº 9, da cidade de Senador Pompeu.
Pouco tempo depois da definição de seus futuros sócios, esses jovens passaram a sofrer forte pressão de pessoas ligadas à liderança da Paróquia de Nossa Srª da Boa Viagem, demonstrando forte aversão às ideias maçônicas de liberdade, igualdade e fraternidade, fato que levou a desistência de alguns garotos.
Essa intolerância chegou ao ponto de propagarem boatos na cidade que esses jovens não participariam da cerimônia de primeira comunhão, na qual muitos receberiam o primeiro sacramento.
Esses boatos deixaram muitos pais preocupados, pois temiam que os seus filhos fossem excluídos da solenidade e rompessem com uma tradição religiosa de família.
Sem desanimar frente aos desafios, em uma solenidade que ficou gravada na memória desses quatorze jovens, na manhã do dia 7 de novembro de 2015, enfrentando a forte onda de preconceito e contando com a valiosa presença dos DeMolays dos capítulos das cidades vizinhas, o Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 recebeu a sua carta constitutiva provisória.
Ainda nessa belíssima solenidade, as funções do capítulo foram divididas da seguinte forma:
- Antônio Montanaro Mendes Alves (Mestre Conselheiro);
- Carlos Henrique Marques Martins Queiroz (Orador);
- Erick Aguiar Abreu (Segundo Mordomo);
- Evandro Gomes Facundo Filho (Primeiro Conselheiro);
- João Luís Oliveira Guerreiro (Tesoureiro);
- Luan Guilherme Noronha da Luz (Hospitaleiro);
- Marcelo Mendes de Oliveira (Sentinela);
- Mathias da Silva Santos (Segundo Diácono);
- Pedro Lucas de Queiroz Teodoro Albuquerque (Primeiro Diácono);
- Pedro Lucas Pereira de Albuquerque (Primeiro Mordomo);
- Pedro Henrique Magalhães Botelho (Capelão);
- Talyson Uchôa Maciel (Escrivão);
- Yure Nickson do Nascimento de Araújo (Segundo Conselheiro);
- Vitor Hugo de Souza Filho (Mestre de Cerimônia).
No dia 25 de abril de 2016, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 1.286, o Município de Boa Viagem instituiu em seu calendário de comemorações o dia 18 de março como o dia do DeMolay.
O CONSELHO CONSULTIVO:
O primeiros conselho consultivo do Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 foi indicado pelos maçons regulares da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Cavaleiros do amor nº 79, sendo eles:
- M:.M:. Eliel Rafael da Silva Júnior (Presidente);
- M:.M:. José Carlos Queiroz (Consultor);
- M:.M:. Luís de Oliveira Guerreiro (Consultor).
O CONTATO:
Os canais de comunicação com o Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899, que é mantido pela Loja Maçônica Cavaleiros do Amor nº 79, são os seguintes:
- Telefone:
- 88.3427-1116;
- 88.3427-1080.
- E-mail:
- cap.principedoamor899@gmail.com
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- OLIVEIRA, Zenon Alencar. A história da implantação da maçonaria em Boa Viagem. Artigo ainda não publicado, 1998.
- SILVA JUNIOR, Eliel Rafael da. O Capitulo Príncipe do Amor nº 899. Disponível em www.historiadeboaviagem.com.br. Acesso em 2 de dezembro de 2015.
Pingback: Loja Maçônica Cavaleiros do Amor | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem