AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Açude Público Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida é uma pequena represa que foi construída para abastecer os habitantes da vila do Poço da Pedra, no Distrito do Poço da Pedra, distante 47 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Uma barragem, que também recebe o nome de açude, ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
Essa represa nunca recebeu uma nomenclatura oficial do Governo Municipal, sendo que esse vocativo foi utilizado por conta de seu primeiro proprietário.
A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:
No últimos anos da década de 1970 um dos moradores desse povoado, o Sr. Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida, manifestou o desejo de construir uma pequena represa dentro de sua propriedade rural, fato que apenas se tornou possível na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, que garantiu o investimento de parte dos recursos para sua edificação.
Pouco tempo depois de sua construção, por conta das pesadas chuvas que ocorreram na quadra invernosa de 1982 e causaram uma grande enchente nos riachos existentes em sua bacia hidrográfica, a sua barragem arrombou.
Alguns anos depois, já na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, em uma parceria firmada entre o Governo Municipal e o DNOCS – o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, uma nova barragem para contenção das águas foi construída a 200 metros da primeira parede, o que aumentou a capacidade hídrica do açude, sendo concluída e inaugurada nos últimos meses de 1987.
Depois de sua construção a parede dessa represa passou por algumas melhorias, dentre elas a edificação de uma passagem molhada, que dá acesso a Rua Pedro Soares de Almeida, a principal rua da vila de Poço da Pedra.
AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:
Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:
- Os anos em que sangrou:
- 2013;
- 2018;
- 2019;
- 2020;
- 2022;
- 2023;
- 2024.
- Os anos em que ficou completamente seco:
- 2015.
AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:
Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.
LOCALIZAÇÃO:
Administração: Governo Municipal.
Coordenadas: 04º51’16.5” (S) 039º44’44.61” (W)
Município: Boa Viagem.
Distrito: Poço da Pedra.
Localidade: Poço da Pedra.
Sistema: Banabuiú.
Rio: Riacho Caiçara.
HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:
BARRAGEM:
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:
SANGRADOURO:
Cota:
Largura: 5.60X34 mts.
TOMADA D’ÁGUA:
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:
BIBLIOGRAFIA:
- BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.
Pingback: OS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Poço da Pedra | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Pedro Soares de Almeida | História de Boa Viagem